Mercados

Bolsa: 66.124; Petro e Vale sobem…

De volta aos 66.124 O Ibovespa fechou a sexta-feira em alta de 1,79%, aos 66.124 pontos. Na semana, o índice subiu 1,8%. A principal alta do dia foi da siderúrgica CSN, 8,38%, que subiu junto do setor de commodities, a Usiminas também teve forte alta, de 5,71%. Ainda no lado positivo, as ações dos bancos subiram, […]

DÓLAR: moeda americana registra oitava queda semanal consecutiva e se iguala a patamar de outubro do ano passado, cotada a 3,10 reais / Hamera Technologies/VEJA (Hamera Technologies/VEJA)

DÓLAR: moeda americana registra oitava queda semanal consecutiva e se iguala a patamar de outubro do ano passado, cotada a 3,10 reais / Hamera Technologies/VEJA (Hamera Technologies/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 17h48.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h44.

De volta aos 66.124

O Ibovespa fechou a sexta-feira em alta de 1,79%, aos 66.124 pontos. Na semana, o índice subiu 1,8%. A principal alta do dia foi da siderúrgica CSN, 8,38%, que subiu junto do setor de commodities, a Usiminas também teve forte alta, de 5,71%. Ainda no lado positivo, as ações dos bancos subiram, com destaque para o banco Santander, 5,8%. Apenas 7 ações do índice fecharam o dia em queda, sendo os piores desempenhos das exportadoras de papel e celulose, Suzano e Fibria, 2,1% e 1,11%, respectivamente. A empresa de formas de pagamento Cielo também teve queda, 1,36%.

__

Dólar: nova queda semanal

O dólar encerrou a sexta-feira com queda de 0,66%, cotado a 3,1092 reais na venda, menor patamar desde 25 de outubro do ano passado. Na semana, a moeda caiu 0,46%, oitava queda semanal seguida, acumulando baixa de 8,3%. O dólar foi menos impactado por incertezas do presidente americano Donald Trump e mais pelos dados comerciais da China, afirmaram analistas de mercado. As moedas emergentes, no geral, foram afetadas positivamente pela robusta balança comercial chinesa no mês de janeiro, superávit de 51,3 bilhões de dólares, dando força ao mercado de commodities

__

Notícias da Petro

Diversas notícias marcaram o pregão da Petrobras nesta sexta-feira. A principal delas foi a alta nos preços dos contratos futuros do barril de petróleo do tipo Brent, que chegaram a subir 2% durante a tarde. O motivo para o aumento no preço da commodity foi o anúncio do cartel de países produtores, Opep, que afirmou ter conseguido cortes de produção de 92% do que havia sido prometido. As 11 organizações de fora do cartel entregaram 40% dos cortes prometidos. Além disso, a agência de classificação de riscos S&P aumentou a nota da empresa, de B+ para BB-, atestando a Petrobras como estável. Pelo outro lado, a justiça federal do Sergipe barrou a venda dos ativos da NTS, subsidiária da estatal que opera a rede de gasodutos do sudeste. A operação envolvia o desinvestimento de 5,2 bilhões de dólares em ativos à empresa de investimentos canadense Brookfield. As ações preferenciais subiram 3,52% e as ordinárias, 2,44%.

__

Notícias da Vale

A mineradora Vale chegou a ter alta de 7% no pregão com notícias vindas do oriente, e fechou com as ações preferenciais da Vale subindo 6,55%, e as ordinárias 5,53%. Na China, o preço do minério de ferro subiu 3,3% e o país apresentou resultados comerciais que deixaram investidores otimistas. A China conseguiu aumentar tanto exportações, em 7,9%, quanto importações, em 16,7% — mostrando maior demanda global por produtos e maior demanda chinesa por commodities, como aço e petróleo, para a produção. O fundo Bradespar, que detém participação na mineradora, teve alta de 5,62%.

__

CCR e nova oferta

A concessionária de rodovias CCR afirmou que fixou o preço dos papéis de uma oferta subsequente de ações em 16 reais, em comunicado enviado à CVM. O colegiado da empresa aprovou também a emissão de 254.412.800 ações ordinárias, já considerando os papéis suplementares. Os recursos obtidos com a oferta subsequente irão para reforço e estabilidade do caixa e para manutenção, expansão e diversificação da rede de concessões da CCR. As ações subiram 3,97% no Ibovespa.

__

Nova proposta pra Oi

Liderados pela empresa de capitais Cerberus, um grupo de investidores da operadora Oi planeja apresentar uma proposta alternativa de recuperação judicial para a empresa no mês que vem. As ações preferenciais da Oi, fora do Ibovespa, subiram 1,91% com a notícia. A informação veio de fontes com proximidade da oferta. A Cerberus, que é especialista em investimentos de risco e ativos problemáticos, ainda está avaliando as necessidades da Oi e como serão as compensações dos credores. Os acionistas e credores da Oi disputam o controle da quarta maior operadora de telefonia móvel do Brasil, que tem 65,4 bilhões de reais de dívida.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Fleury (FLRY3) sobe forte na bolsa e analistas questionam se mais aquisições virão

Spotify revela lucro trimestral recorde em meio a ano ruim

Lucro da Usiminas (USIM5) cai forte após balanço e ação cai 9%

Ibovespa abre em queda após revisão da inflação para cima e com queda de commodities

Mais na Exame