Apresentado por EXAME MENTORIA PME

Mentoria PME reúne empreendedores e presidentes de empresas

EXAME abre novas vagas do programa em que empreendedores discutem com presidentes de grandes empresas os desafios de seus negócios para crescer
 (Alexandre Battibugli/Divulgação)
(Alexandre Battibugli/Divulgação)
A
Abril Branded ContentPublicado em 03/03/2017 às 17:02.

Encontros presenciais entre empreendedores e presidentes de grandes empresas para discutir formas de crescimento e desafios de negócios, que vão de gestão e estratégia a problemas operacionais. Essa é a proposta do programa Mentoria PME, criado por EXAME.

Os participantes são os donos ou os principais executivos de empresas de pequeno e médio porte que buscam orientação para solucionar desafios cruciais para o negócio. Eles são individualmente orientados por mentores cujo papel é ajudar a ampliar o repertório de soluções para o negócio. Além da mentoria com presidentes de grandes companhias, os empreendedores participam de palestras, workshops e aulas com professores da escola de negócios Fundação Dom Cabral, parceira do programa, que tem sua segunda edição programada para o primeiro semestre de 2017.

O primeiro Mentoria PME aconteceu entre agosto e dezembro de 2016, em São Paulo, e reuniu 38 empreendedores de 21 empresas. O grupo de mentores contou com dirigentes de negócios de diferentes áreas, como Walter Longo, presidente do Grupo Abril, que publica VEJA e EXAME, Paula Bellizia, CEO da Microsoft Brasil, Mateus Bandeira, presidente da consultoria Falconi, Rômulo Dias, da Cielo, Marcelo Queiroz, da TetraPak, e Walter Schalka, da Suzano Papel e Celulose. Estavam também no grupo Alexandre Costa, fundador da Cacau Show; e Wilson Poit, da Poit Energia; Fábio Barbosa, sócioconselheiro da Gávea Investimentos; e Nildemar Secches, conselheiro da Weg, Ultrapar e Itaú.

Para orientar os empreendedores de forma mais assertiva, os mentores fazem um mergulho nas empresas. Veja o caso da Ellevo, de Santa Catarina. Empresa especializada no desenvolvimento de software para gestão de serviços e processos, ela foi fundada em 2006, em Blumenau, com o objetivo de comercializar um único produto, o software 0800Net. Dez anos depois, seu maior desafio é acelerar o crescimento, com a criação de uma área comercial. “Nunca tivemos uma equipe ativa de vendas”, afirma Carlos Alberto D’Ávila, criador do software e sócio da Ellevo, em parceria com a mulher, Irene da Silva. Os empreendedores catarinenses sempre venderam seus serviços por indicação dos clientes, mas isso já não bastava para crescer.

“Nosso mentor foi Walter Longo, um especialista em comunicação. Aprendemos muito com ele”, diz D’Ávila. Já no primeiro encontro, Longo apresentou um diagnóstico das principais questões a serem enfrentadas pela Ellevo, feito com base no estudo de um relatório sobre a empresa elaborado pela equipe de EXAME. Ao longo de cinco encontros do Mentoria PME, D’Ávila e Irene decidiram pela criação de novos processos na empresa. A Ellevo abriu um programa de seleção para montar sua equipe comercial e contratou uma agência de publicidade para renovar a comunicação de sua marca. “Evoluímos nossa ação na área de marketing”, afirma D’Ávila.

Os resultados do programa não demoraram a aparecer. Diz Walter Longo, mentor da Ellevo: “Foi surpreendente a velocidade com que eles, ao decidirem pelas mudanças, evoluíram. As empresas precisam atuar de maneira cada vez mais efêmera para continuar perenes.”

Para saber mais sobre a segunda edição do programa EXAME Mentoria PME e como se inscrever, clique aqui.

Veja Também

Ajuda para sair da crise
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Ajuda para sair da crise

Indicadores de sucesso
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Indicadores de sucesso

Um caminho para voltar a crescer
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Um caminho para voltar a crescer

Experiência que faz a diferença
Apresentado por EXAME Mentoria PME
Há 3 anos • 3 min de leitura

Experiência que faz a diferença