Jeans sustentável é fabricado com fibra de madeira

O jeans sustentável usa apenas um quinto de água, energia e outras substâncias necessárias na produção do jeans convencional
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
Por Vanessa DarayaPublicado em 01/04/2013 20:22 | Última atualização em 01/04/2013 20:22Tempo de Leitura: 2 min de leitura

São Paulo - Um novo tipo de jeans desenvolvido por pesquisadores escoceses pode ajudar a reduzir as emissões de carbono pela indústria de tecido. O produto batizado de Tencel é fabricado com fibra de madeira de eucalipto.

A invenção é dos estudantes da Escola de Têxteis e Design da Universidade Heriot-Watt. O Tencel é produzido de maneira simples e deve substituir o algodão. A tecnologia dispensa o uso de produtos químicos nocivos à saúde e diminui o uso de água.

A fabricação de um jeans de algodão usa, em média, 42 litros de água e consome muita energia. O jeans sustentável usa apenas um quinto de água, energia e outras substâncias necessárias na produção do jeans convencional.

Dawn Ellams, coordenadora dos estudos, afirma que o novo método pode reduzir as emissões de carbono na indústria de roupas. Além disso, pode poupar boa parte da água que seria usada na confecção da versão comum.

O Tencel é mais sustentável porque é fabricado com fibras de Eucalipto. Ele também tem rendimento dez vezes maior que o algodão. Segundo Ellams, as questões sobre sustentabilidade relacionadas com a fabricação de peças de algodão já é algo compreendido. No entanto, o uso do algodão não mostra sinais que vai diminuir.

Outro ponto de destaque é que os pés de eucalipto não exigem o uso de pesticidas e irrigação artificial. Diferente do algodão, os genes não passam por manipulação.

A ideia de Ellams agora é descobrir como aprimorar e popularizar a nova técnica. Isso porque ela ainda é mais cara do que a confecção de tecidos com algodão.