Marketing

Por que marcas estão apostando em tecnologia e sustentabilidade no Lollapalooza?

Especialistas analisam estratégias de marketing usadas para atender demandas contemporâneas e criar experiências personalizadas para o público

Lollapalooza: patrocinadores anunciam ações dentro do festival (Lollapalooza 2018/Divulgação)

Lollapalooza: patrocinadores anunciam ações dentro do festival (Lollapalooza 2018/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de março de 2024 às 19h31.

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 22 e 24 de março, a 11ª edição do Lollapalooza Brasil, festival de música que reúne atrações nacionais e internacionais em três dias de lineup. O evento também é palco para marcas demonstrarem o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

De inteligência artificial a energia solar, ativações que unem tecnologia e preocupações ambientais revelam o posicionamento estratégico das empresas em sintonia com demandas contemporâneas.

“As ações refletem uma tendência crescente de integração de valores ESG em estratégias de marketing. Essas iniciativas não apenas aumentam a conscientização sobre questões importantes, mas também demonstram o compromisso das marcas com a inovação e a responsabilidade corporativa, fortalecendo a reputação e conexão com os consumidores”, afirma Vanessa Pires, especialista em ESG e fundadora da startup Brada.

Patrocinadora master do Lolla 2024, a Samsung participa do festival pelo quinto ano consecutivo. Nesta edição, a empresa levará para o público a nova linha de smartphones Galaxy S24 com inteligência artificial.

Já a Budweiser, cerveja oficial do evento, terá um estande onde os fãs poderão tirar fotos com hologramas de artistas, com o intuito de simular interações com os ídolos.

Vitor Roma, CEO da keeggo, consultoria de tecnologia, ressalta que as marcas estão reconhecendo o poder da inteligência artificial para criar experiências únicas e personalizadas durante eventos de entretenimento.

“A IA proporciona desde recomendações de artistas até experiências imersivas, criando uma conexão mais significativa com o público. Além disso, permite que mais rápido se aprenda sobre o consumidor e, consequentemente, mais rápido se ajustem experiências importantes para a boa avaliação do evento”, destaca.

Tecnologia e sustentabilidade também se unem na moda. A Vivo lança no festival a Power Jaco, jaqueta com tecnologia de carregamento de celular alimentada por painéis solares. A Riachuelo, marca de vestuário oficial do Lolla, propõe ao público a experiência imersiva ‘Pool Wash’, que simula o método de lavagem do jeans com até 70% menos utilização de água.

O McDonald’s chega para a 11ª edição com a maior operação já implementada na América Latina - uma área de 3,2 mil metros quadrados. São três cozinhas completas, feitas de metal e placas desmontáveis, já usadas no The Town. Também será instalado no Autódromo de Interlagos uma composteira que receberá até 100kg de resíduos orgânicos.

Para Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa de overlays da América Latina, estruturas temporárias são uma tendência crescente em grandes eventos e oferecem uma série de benefícios.

“Isso dá a possibilidade aos organizadores de explorarem a criatividade durante a construção, além de facilitar todo o processo de montagem e desmontagem. Junto a isso, as evoluções tecnológicas contribuem para que o resultado final fique melhor do que o esperado”, comenta.

Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality, empresa especializada em camarotes, acredita que não há mais espaço para eventos que ignoram ações sustentáveis. Desde 2022, a empresa utiliza apenas canecas recicláveis e, somente no Carnaval 2024, economizou o uso de mais de 56 mil copos plásticos.

“Precisamos fomentar a discussão sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade. Um evento com visibilidade mundial, igual ao Lollapalooza, é perfeito para que as empresas possam investir em ativações que conscientizem a população. Se cada um agir corretamente, em prol do meio ambiente, todos saem ganhando”, conclui.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingLollapaloozaInovaçãoSustentabilidade

Mais de Marketing

TikTok lança formato de campanha fora da plataforma na América Latina: o Out-Of-Phone

Boomer, X ou millennial? Por que as marcas erram ao tentar separar consumidores por gerações

Após campanha polêmica de rebranding, Jaguar revela carro de ar futurista

Bradesco Seguros lança campanha de fim de ano com mensagem de união e amizade