Os indicadores mágicos que todo marketing de sucesso utiliza

Existem alguns dados que são imprescindíveis serem monitorados para aqueles que trabalham com marketing; veja quais são
Se formar enquanto profissional de marketing exige bastante pensamento analítico e visão sistêmica para entender e tomar decisões baseadas em dados. (Pixabay/Free-Photos/Divulgação)
Se formar enquanto profissional de marketing exige bastante pensamento analítico e visão sistêmica para entender e tomar decisões baseadas em dados. (Pixabay/Free-Photos/Divulgação)
T
Tales Ramos

Publicado em 17/03/2022 às 13:34.

Última atualização em 17/03/2022 às 14:48.

Todo mundo já ouviu a frase “a propaganda é a alma do negócio”. Com o objetivo de fortalecer as vendas do produto ou serviço prestado, é importante que a área do marketing evolua cada vez mais nas empresas, profissionalizando sua atuação através do uso de melhores indicadores e uma abordagem mais orientada a dados.

Foi com esse pensamento que Dener Lippert, CEO da V4, a maior consultoria de marketing da América Latina, decidiu lançar mais uma iniciativa para formação de profissionais da área. No topo do capitalismo é uma série de 4 episódios gratuitos que irá acontecer entre os dias 21 e 28 de março e busca desenvolver a carreira de atuais profissionais ou quem procura começar no ramo de marketing digital.

Não perca essa oportunidade de potencializar sua carreira, se inscreva agora.

Se formar enquanto profissional da área não é simples, exige bastante pensamento analítico e visão sistêmica para entender e tomar decisões baseadas em dados, então é importante entender alguns dos principais indicadores por trás de um marketing de sucesso:

Lifetime Value (LTV)

Você já deve ter ouvido falar que vender para um cliente novo é 10 vezes mais difícil do que manter um cliente atual. O LTV é o indicador que metrifica o valor total de um cliente no tempo em que ele consome seu produto ou serviço. Ele é calculado através da média de investimento total de todos os clientes dentro de um período específico. O indicador pode ser utilizado para a empresa ter uma previsão de retorno em cima de cada aquisição de cliente.

Se torne o profissional de marketing que irá fortalecer os negócios de qualquer empresa.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Falando em aquisição de cliente, o CAC é aquele indicador que torna claro o quanto está sendo investido para conseguir um novo comprador. O quanto está sendo gasto com marketing, com promoção, com indicação, todos esses custos são somados enquanto custos totais e são divididos pela quantidade de novos clientes dentro daquele período. O CAC se mostra importante para que possamos comparar com o LTV e ver se estamos tendo retorno positivo sobre o investimento.

Retorno sobre investimento (ROI)

É aí que entra o ROI, o indicador mais importante para o negócio. O Retorno sobre Investimento é calculado de maneira simples, dividindo o LTV pelo CAC. Se o LTV, ou seja, o valor total que um cliente investe no meu negócio, for maior que o CAC, o custo que tive para adquirir esse cliente, o ROI será acima de 1, o que representa que seu negócio está tendo lucro. Já o contrário, o LTV sendo menor que o CAC, quer dizer que os clientes não “se pagam”, então seu negócio está tendo prejuízo, com o ROI menor que 1.

Garanta lucro como profissional de marketing qualificado de maneira gratuita.

Estes são apenas alguns dos diversos indicadores que um profissional de marketing digital precisa saber para ter sucesso. Para que você aprofunde seus conhecimentos e avance na carreira, garanta já sua vaga no curso gratuito No topo do capitalismo, inscreva-se por aqui.

QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE GRATUITA E ME TORNAR UM PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL