ONG AzMina denuncia as marcas do machismo

Intenção da campanha é que as pessoas se vejam como agentes de mudança no processo de combate ao machismo

A Revista AzMina, publicação jornalística voltada para mulheres, acaba de lançar sua nova campanha para as redes sociais.

Intitulada “Marcas do Machismo“, o filme tem como proposta mostrar o quanto atitudes sexistas, por mais sutis que sejam, contribuem para a violência sofrida pelas mulheres.

O trabalho, que não parte de nenhuma agência, foi desenvolvido por uma equipe de maioria feminina.

O material contrasta justificativas comuns para piadas machistas, narradas por uma voz masculina, com imagens de mulheres repletas de hematomas e outros machucados.

Assim, enquanto ouvimos desculpas como “é só uma piada” ou “isso é um mimimi”, a imagem mostra justamente o contrário, representando as incontáveis vezes em que o abuso sexual e o feminicídio foram tratados como uma simples brincadeira.

Para Paula Essig Oliveira, criadora da campanha, a intenção é que as pessoas se vejam como agentes de mudança neste processo: “Quero que as pessoas parem e se questionem. E mudem. É esse o tipo de impacto que queremos com essa campanha”.

Paula toma como exemplo o caso do ator José Mayer, acusado recentemente de assédio sexual por Su Tonini, figurinista da Rede Globo para explorar o assunto: “Nós queremos aproveitar esta crise como uma oportunidade de crescimento, nós queremos questionar todos os “Zé Mayer” que, no dia a dia, praticam o machismo com a desculpa do humor. Piada só existe se a gente ri junto. Machismo não tem graça”.

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.