Chuva de Twix decepciona e gera efeito negativo

Papéis picados misturados aos chocolates, distribuição irregular dos tabletes e restrição de acesso ao local geraram descontentamento de quem esteve presente
Chuva de Twix gerou efeito negativo nas principais redes sociais da web (.)
Chuva de Twix gerou efeito negativo nas principais redes sociais da web (.)
Por Cris SimonPublicado em 01/06/2010 15:42 | Última atualização em 01/06/2010 15:42Tempo de Leitura: 3 min de leitura

São Paulo - A chuva de Twix prometida pela marca em uma campanha viral nas principais redes sociais da web acabou gerando grande polêmica ontem, poucos minutos após o início da ação.

A ação foi executada em um estacionamento da Avenida Paulista e começou pontualmente, às 14h, porém a forma desigual de distribuição de chocolates, jogados manualmente, misturados com uma grande quantidade de papel picado, foi motivo de descontentamento de quem esteve presente. Segundo a Mars Brasil, fabricante dos Twix, foram jogados 16 mil tabletes de chocolate para um público de cerca de duas mil pessoas.

As críticas foram expostas principalmente no Twitter e em blogs, gerando inclusive uma página de protesto exclusiva para a ação, e acabaram criando uma polêmica que colocou a hashtag #chuvadetwix no Trending Topics Brasil desde ontem. O agrupador #chuvadetwixfail também foi bastante usado.

Outra consideração ressaltada nas redes sociais foi a impossibilidade de acesso ao local, já que a área da ação foi restringida após um determinado horário. Além de informar o horário da chuva, o folder de divulgação do evento avisava aos participantes que chegassem com 30 minutos de antecedência.

Os participantes estiveram presentes munidos de guarda-chuvas virados ao avesso para arrecadar a maior quantidade possível de chocolates, tática criticada nas redes sociais, porém sugerida pelos próprios organizados no folder.

A sujeira causada pelos papéis picados jogados junto com os chocolates, mencionada na repercussão do evento, foi completamente removida por uma equipe de limpeza, segundo a assessoria de imprensa da Mars Brasil.


Por meio de sua assessoria de imprensa, a Mars Brasil divulgou um comunicado explicando a execução da campanha. Segundo a empresa, a ação alcançou uma repercussão maior do que o esperado, motivo da restrição do acesso à área, por questões de segurança. Leia a nota na íntegra:

"Depois de muita espera, enfim, aconteceu a Chuva de TWIX®. Durante de 2 minutos, choveu cerca de 16 mil chocolates, que fizeram a alegria das mais de 2 mil pessoas que participaram do evento.

Recebemos um público muito maior que o estimado e, para garantir a segurança de todos, tivemos que optar por restringir o acesso à área da chuva. Com isto, certamente também tiramos um aprendizado valioso de toda essa ação. Logo após o evento, a equipe de limpeza iniciou os seus trabalhos, garantindo a remoção de todos os chocolates e papéis picados no local e proximidades.

Agradecemos a presença e o entusiasmo de todos e nos desculpamos aos que não puderam fazer parte desta festa, pois sabemos do carinho e atenção com a nossa marca. Reforçamos que estaremos sempre próximos ao público oferecendo novas ações."
 
Leia mais notícias sobre estratégias marketing viral