Marketing

Influência sem controle? Por que marcas precisam confiar nos criadores, segundo essa especialista

A relação entre marcas e criadores está evoluindo; para construir conexões reais com o público, o caminho pode passar por mais escuta, menos controle

 (Grupo Flow/Divulgação)

(Grupo Flow/Divulgação)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 9 de abril de 2025 às 14h38.

Última atualização em 10 de abril de 2025 às 10h22.

A relação entre marcas e criadores de conteúdo está em transformação. O que antes era marcado por ações pontuais, campanhas roteirizadas e colaborações passageiras, hoje exige profundidade, autenticidade e confiança.

Essa foi a tônica de um dos painéis do South Summit Brazil 2025, evento que acontece até sexta-feira (11), no Cais Mauá, em Porto Alegre, reunindo nomes de peso da economia criativa e da inovação.

Sarah Buchwitz, CEO do Grupo Flow, empresa por trás do podcast Flow, fenômeno nas redes, foi direta ao apontar o principal obstáculo para parcerias mais efetivas: o excesso de controle. Para ela, as marcas ainda relutam em abrir espaço real para a criatividade dos criadores, mesmo quando dizem querer parcerias de longo prazo.

"Dizem que querem um casamento, mas se comportam como se estivessem em um encontro casual. As redes sociais viraram o Tinder da criação de conteúdo: falta vínculo, falta profundidade"Sarah Buchwitz, CEO do Grupo Flow

Sarah defendeu que o conteúdo mais impactante surge quando os criadores têm liberdade dentro de uma estrutura bem definida, que respeite os valores e o tom da marca, mas sem engessar a narrativa. “Deixar o criador criar”, diz. Segundo ela, isso gera mais engajamento, melhores resultados e uma conexão genuína com o público.

Segundo Sarah, o Grupo Flow tem investido na criação de aplicativos personalizados para influenciadores. O Data4Creators é uma plataforma desenvolvida para otimizar a performance de criadores de conteúdo, marcas e streamers nas redes sociais.

A ferramenta oferece monitoramento em tempo real, insights estratégicos e recomendações personalizadas, auxiliando os usuários a compreender melhor as audiências e aperfeiçoar as estratégias de comunicação.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingCreator EconomyInfluenciadoresSouth Summit Brazil

Mais de Marketing

Com 'Ouse ser Você', Renner faz um dos maiores investimentos em marketing da sua história

TV Conectada alcança 64% da população digital e desafia marcas a repensarem suas estratégias

Influência em expansão: quem são e o que querem os criadores de conteúdo no Brasil

Antonio Fagundes em 'The Last of Us'? Entenda a nova ação do Nubank