Google lidera lista das marcas mais influentes do Brasil; veja o top 10

A nona edição do levantamento feito pela empresa global de pesquisas Ipsos entrevistou 2.000 pessoas de forma online no Brasil. Empresas de tecnologia são destaque
Google: líder nos seis pilares analisados pela pesquisa em 2022 — Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid (SOPA Images/Getty Images)
Google: líder nos seis pilares analisados pela pesquisa em 2022 — Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid (SOPA Images/Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 12/04/2022 às 13:23.

A nona edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos e divulgado nesta terça-feira, 12, comprova a força das empresas de tecnologia na vida das pessoas: oito das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por marcas ligadas ao universo digital, com Google encabeçando a lista e levando o título de marca mais influente entre os brasileiros.

Últimos dias! Garanta o seu lugar entre as melhores empresas do Brasil. Entre no Ranking Negócios em Expansão 2022. É grátis!

Completam o top 10: Samsung (2º), YouTube (3º), Netflix (4º), Lojas Americanas (5º), Amazon (6º), Facebook e Mastercard (7º), Natura e Nestlé (8º), Mercado Livre (9º) e Microsoft (10º). Destas marcas, quatro não apareceram entre as 10 no ano passado: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.

Ao todo, seis dimensões foram utilizadas para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid.

Para o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, a influência vai muito além da posição das marcas no mercado. “Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.

Força tech

O número ainda maior de marcas de tecnologia na lista deste ano, em comparação às edições dos anos anteriores, é um dos reflexos das novas necessidades da população, que emergiram ou se acentuaram durante a pandemia, de acordo com avaliação do CEO da Ipsos no Brasil.

“Convivemos com a necessidade do isolamento durante vários meses dos dois últimos anos e isso elevou ainda mais a relevância do digital, que já vinha numa forte ascensão. Por isso, as marcas que permitiram às pessoas se conectarem umas com as outras para trabalhar, estudar, confraternizar, fazer compras e buscar entretenimento a distância, se destacam”, explica Calliari.

Marcas nacionais também se destacam

Neste ano, o ranking do estudo traz não apenas um, mas dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa.

E, apesar de todo a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo, que desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise de Covid-19, marcam presença com a própria Natura, ao lado da Nestlé, empatadas na oitava posição.

Para esta pesquisa foram entrevistadas 2.000 pessoas de forma on-line em todo o Brasil.

Assine a EMPREENDA e receba, gratuitamente, uma série de conteúdos que vão te ajudar a impulsionar o seu negócio.