Marketing

Conar suspende anúncio da Lew'Lara\TBWA

Agência responsável pelos controversos anúncios da Nissan provocando a concorrência tem propaganda suspensa

Última propaganda de uma série de anúncios feitos pela Lew'LaraTBWA para a Nissan, provocando a concorrência (Divulgação/Nissan)

Última propaganda de uma série de anúncios feitos pela Lew'LaraTBWA para a Nissan, provocando a concorrência (Divulgação/Nissan)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 15h13.

São Paulo - Um novo capítulo da novela Conar x Nissan proíbe a veiculação da peça "54% de crescimento nas vendas da Nissan - Este anúncio o Conar não tira do ar", criado pela Lew'Lara\TBWA. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) já suspendeu peças produzidas pela agência para a montadora por julgá-las ofensivas à ética do mercado.

A agência emitiu comunicado nesta quarta-feira (2) sobre seu posicionamento diante da nova proibição em que aponta sua postura e da Nissan, adotadas em meados do último ano, como bem humorada e irreverente para abordar a concorrência nas campanhas. "... a agência buscou somente ressaltar os números que comprovam a eficiência da comunicação utilizada. Em nenhum momento o objetivo foi questionar a atuação do Conar. Se o anúncio feriu algum artigo do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a Lew’Lara\TBWA pede desculpas. Vale ressaltar que a agência respeita e acata todas as decisões do Conar, suspendendo imediatamente as campanhas do ar após receber a notificação”, destaca um comunicado emitido pela agência.

Na atual representação 044/11, o órgão baseia a suspensão nos artigos 1º, 3º, 6º, 43º § único do Conar, na Súmula de Jurisprudência nº 5 e nos artigos 30 itens I, II e III e 31 item I do Regimento Interno. Segundo fonte do propmark, só em casos mais sérios de prejuízo ao mercado o Conar emite liminar e tira a peça do ar. O que chama atenção é o fato do anúncio usar o nome do conselho. O trâmite normal é comunicar as partes envolvidas para julgamento do assunto em 30 ou 40 dias.

A Ford já entrou com pedido de suspensão junto ao órgão do último comercial da Nissan que cita a marca, veiculado na semana passada. A ação está em julgamento.

No ano passado, Volkswagen e GM contestaram comerciais da montadora japonesa, que já emitiu notas de desculpas, mas chegou a produzir filme em respostas a outras suspensões de sua peças pelo Conar.

Veja a peça proibida pelo Conar:
 

(Divulgação)

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasFordMontadorasNissanPublicidade

Mais de Marketing

Amazon resgata música banida para reforçar apoio ao futebol feminino

Bob’s cutuca Méqui e BK em campanha romântica e dá Milk Shake em dobro para casais “rivais”

Jogo épico da final de Roland Garros pôde ser conferida em watch party promovida por Lacoste em SP

Starbucks oferece salário de até US$ 136 mil para criadores de conteúdo viajarem pelo mundo