Marketing

Barbie cria primeira boneca de uma indígena brasileira

Maira Gomez, influenciadora e produtora de conteúdo do povo Tatuyo, na Amazônia, é uma das mulheres homenageadas no aniversário de 65 anos da marca

Maira Gomez é a 1ª Barbie indígena do Brasil (Danny Guimarães/Mattel/Divulgação)

Maira Gomez é a 1ª Barbie indígena do Brasil (Danny Guimarães/Mattel/Divulgação)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 9 de março de 2024 às 20h38.

Última atualização em 9 de março de 2024 às 20h51.

Depois do sucesso do filme, Barbie celebra seu 65º aniversário em 2024 com uma homenagem global a nove mulheres que quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações.

No Brasil, a indígena e criadora de conteúdo Maira Gomez, de 25 anos, foi a escolhida para o seleto grupo do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models, em inglês), sendo presenteada com uma boneca feita à sua semelhança, com pinturas características no rosto e roupas típicas da região amazônica.

Conhecida nas redes sociais como Cunhaporanga (que significa “a mulher mais bela”), Maira tem mais de 490 mil seguidores no Instagram e cerca de 6,6 milhões de seguidores no TikTok. Nas plataformas, compartilha sua rotina e esclarece dúvidas sobre costumes e crenças da sua tribo indígena, a Tatuyo, localizada a cerca de uma hora de Manaus, capital do Amazonas.

“Ser reconhecida como uma mulher inspiradora é uma oportunidade incrível e um lembrete de que podemos conquistar tudo que queremos e podemos ser”, diz Maira Gomez.

Em sua visão, Barbie é criativa e fashionista. "Isso é algo que almejo. Você pode perceber que também trago isso nas minhas vestes, nas pinturas, temos o nosso estilo. Então quero usar essa plataforma e também ser criativa e inspirar sendo quem eu sou”, complementa.

Maira é a quinta homenageada brasileira pela iniciativa Role Models, mas a primeira indígena do país. O projeto já celebrou as trajetórias e conquistas da surfista Maya Gabeira, da Dra. Jaqueline Goes, da professora Doani Emanuela Bertan e da cantora IZA.

“A história da Barbie nunca foi apenas sobre ela. É sobre as inúmeras crianças que ela inspirou e os milhões de histórias que ela as ajudou a imaginar ao longo do caminho”, comenta Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas.

Segundo a executiva, a boneca tem usado a sua plataforma global para capacitar as meninas a explorarem o seu potencial e dirigirem a própria narrativa. “Ao celebrarmos este aniversário marcante, reconhecemos mais de seis décadas de histórias que a Barbie ajudou a escrever e a boneca que continua a dar a todos a oportunidade de sonhar – e sonhar grande.”

Além de Maira, as outras homenageadas são: a diretora, produtora e roteirista Lila Avilés (México); a atriz, ativista e filantropa Viola Davis (Estados Unidos); a renomada atriz Helen Mirren (Reino Unido); a cantora e compositora Shania Twain (Canadá); a superstar Kylie Minogue (Austrália); a modelo Nicole Fujita (Japão); e a comediante e ativista Enissa Amani (Alemanha).

A série também celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março), contudo, faz parte da categoria One of a Kind (ou 'exemplar único', na tradução livre), por isso as novas bonecas ficam com as homenageadas.

Acompanhe tudo sobre:Barbieestrategias-de-marketingIndígenasInfluenciadoresRedes sociais

Mais de Marketing

TikTok lança formato de campanha fora da plataforma na América Latina: o Out-Of-Phone

Boomer, X ou millennial? Por que as marcas erram ao tentar separar consumidores por gerações

Após campanha polêmica de rebranding, Jaguar revela carro de ar futurista

Bradesco Seguros lança campanha de fim de ano com mensagem de união e amizade