Marketing

Antarctica recria música de Gonzaguinha censurada pela ditadura

Escrita em 1973, a música “Céu País” nunca fora lançada. Até agora.

 (Antarctica/Reprodução)

(Antarctica/Reprodução)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 11h37.

Antarctica sempre valorizou o samba e seus personagens. Este ano, a cerveja pretende seguir ao lado deste importante ritmo, que tem seu celeiro no Rio de Janeiro. Imagine ter de esperar quase meio século para lançar uma música de seu repertório. Difícil vivenciar algo assim atualmente. Mas na época da ditadura, era normal ver muitas composições guardadas na gaveta.

Gonzaguinha foi um dos principais artistas a sofrer com isso, afinal, documentos da época mostram que, de 72 composições enviadas para a análise do governo militar, 54 foram vetadas, entre elas, “Céu País”. Escrita em 1973, a música nunca foi lançada. Até agora.

Embalada nessa história, Antarctica abriu inscrições para um grande concurso que quer descobrir talentosos compositores, o Batuque da BOA. Para incentivar estes personagens a tirarem seus sambas da gaveta, a marca revirou o baú da ditatura e encontrou “Céu País”, que foi recriada e será lançada neste mês, 45 anos após ter sido censurada. Isso na voz do próprio compositor carioca. Mas como é possível, já que o músico faleceu em 1991?

Por meio de uma tecnologia inovadora, a composição está pronta para ganhar o mundo. Foi realizada uma mistura de técnicas na hora de fazer a música, isso tudo com a ajuda de diversos especialistas e conhecedores do músico.  Ao longo da música, são usadas reconstruções feitas com a voz do próprio compositor e cantor carioca, retiradas de diversos materiais gravados em vida, recortes feitos palavra por palavra, vindas de entrevistas, áudios e outros materiais originais. Assim, a voz de Gonzaguinha foi recriada com o suporte de outro cantor, que possui tom de voz próximo ao dele. A criação é da AlmapBBDO.

“Antarctica sempre esteve ao lado dos cariocas e do samba. Nossa intenção é reforçar a importância de se dar voz aos compositores, novos talentos ou até mesmo quem já está na estrada há bastante tempo, mas que nunca encontrou seu espaço. Ter a oportunidade de lançar uma música inédita como Céu País, tão carregada de significado, é um grande incentivo para estes músicos tirarem suas composições da gaveta”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Antarctica.

Confira a música e o teaser:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Cerveja AntarcticaDitaduraMarcas

Mais de Marketing

Rock in Rio 2024: o verdadeiro desafio do branding vai além da visibilidade

UFC investe R$ 113 milhões na produção na Sphere e promete evento histórico

“Hoje, as marcas são cobradas por sua postura e respondem como pessoas”, diz KondZilla

Apple faz história ao levar Emmy de melhor comercial pelo segundo ano consecutivo