12 notícias de marketing que você talvez não tenha visto

Como a Oreo quer reconquistar o Brasil, o pedido da Heineken e um comercial que vai te fazer pensar duas vezes antes de dirigir estão entre os destaques da semana

Trânsito. A nova campanha da Agência de Transportes da Nova Zelândia mostra o tempo “parando” antes de um acidente. O filme arrepiante exibe dois motoristas prestes a se chocarem num cruzamento. 

Oreo. Desde a virada do ano, há uma novidade na prateleira do consumidor brasileiro. O biscoito Oreo, fora do mercado há dez anos, teve as vendas retomadas em todo o país. Confira as estratégias da marca para (re)conquistar o Brasil

Heineken. Além do consumo em bares, as festas são um mercado estratégico para as bebidas alcoólicas. A Heineken sabe disso, mas acaba de anunciar uma campanha global na contramão do movimento – a marca quer que o consumidor dance mais e beba menos nas baladas.

Gafe. Um pudim “com cocaína” vendido no Carrefour argentino gerou furor nas redes sociais. A marca virou motivo de piada após droga aparecer “de brincadeira” como ingrediente de uma sobremesa. A rede pediu desculpa, e disse que foi brincadeira de um funcionário.

Tendências. Após manter-se no centro da publicidade digital em 2013, o Facebook divulgou suas expectativas para o setor em 2014. Brian Boland, vice-presidente de marketing de produto do Facebook, indicou 4 tendências de marketing digital para o ano, na visão do site. 

Mulheres. Para as mulheres, às vezes, o simples ato de andar pelas ruas é uma situação que não fica impune. O mote é retratado num comercial indiano criado para marcar um ano do estupro coletivo que vitimou uma estagiária de fisioterapia, em 2012, na Índia.


Promoção. A companhia aérea alemã Lufthansa levou 42 suecos a mudarem seus nomes numa promoção. O prêmio: um apartamento sem aluguel por um ano em Berlim, aulas de língua para melhorar o alemão e voos domésticos para explorar o país. Você toparia?

Patrocínio. A TelexFREE, empresa acusada de operar sob esquema de pirâmide financeira pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), anunciou através de um vídeo no YouTube o acerto com o Botafogo para patrocinar o clube carioca na temporada 2014.

Absolut. Aos 27 metros de altura, 5 mil mudas de 19 tipos de plantas, um jardim vertical intrometeu-se na paisagem do Minhocão, no centro de São Paulo. A estratégia por trás da intervenção urbana é da marca Absolut, cuja iniciativa faz parte do posicionamento global Transform Today. 

Urban Outfitters. A rede de roupas alternativas Urban Outfitters voltou a despertar paixões nos Estados Unidos ao vender uma camiseta estampada com a palavra “depressão” em vários tamanhos, em mais uma polêmica envolvendo a loja nos últimos anos.

Copa do Mundo. Seis meses antes que as 32 seleções cheguem ao Brasil para a Copa do Mundo de 2014, o jogo já começou para as marcas que querem aproveitar a visibilidade do evento. Confira as 10 marcas que já entraram em campo para a Copa do Mundo.

Delivery. A Nissan entregou um carro da montadora dentro de uma caixa gigante da Amazon, nos Estados Unidos. A promoção realizada pelas duas empresas foi criada pela TBWA\Chiat\Day. Você gostaria da surpresa? 

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.