Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

 * Juliana Benvenuto

Você já se imaginou em um evento onde pessoas do mundo inteiro se reúnem para ouvir dois senhores de mais de 90 anos falarem por seis horas? Bem-vindo ao evento anual da Berkshire Hathaway! Em Omaha, Nebraska, todo os anos, acionistas, investidores e curiosos se juntam para ouvir as palavras sábias de Warren Buffett e Charlie Munger, enquanto também desfrutam de uma feira repleta de souvenirs e estandes de empresas que fazem parte do portfólio da Berkshire e que aproveitam para mostrar e vender seus produtos a todos os entusiastas do Oráculo de Omaha.

E esse ano, eu tive a oportunidade de estar presente e vivenciar essa experiência única de vida e de aprendizado pela primeira vez. Para ser bem sincera, eu não sabia muito o que esperar. Apesar de trabalhar no mercado financeiro há anos, nunca imaginei poder ouvir ao vivo duas lendas do Value Investing. Ao chegar em Omaha, já senti a empolgação das pessoas para o evento, com souvenirs do Buffett por toda parte. Na feira, a quantidade de pessoas era impressionante, todas felizes em aprender e comprar produtos nos estandes. Fiquei surpresa ao encontrar vários brasileiros, alguns já veteranos do evento, além de pessoas do mundo inteiro e de diferentes partes dos EUA. Isso só reforça ainda mais a ideia de que os EUA é um hub de investimentos que atrai pessoas do mundo todo.

No sábado pela manhã, fomos surpreendidos com uma fila enorme de fãs na entrada do ginásio, que se assemelhava ao show de uma banda famosa no Brasil. Às 5h da manhã já havia milhares de pessoas esperando a abertura dos portões que aconteceria às 7h. O ginásio ficou completamente lotado com quase 40 mil pessoas presentes para ouvir Buffett e Munger.

Antes de Buffett e Munger aparecerem no palco, vários vídeos foram exibidos nos telões, incluindo comerciais das empresas em que a Berkshire investe, vídeos engraçados com os dois como protagonistas, e trechos de reuniões passadas onde Warren era constantemente perguntado sobre a questão da sucessão na empresa. A maioria desses vídeos arranca risadas dos espectadores. E essa é uma das coisas interessantes a se destacar: embora o evento trate de mercado financeiro e investimentos, temas que podem ser considerados entediantes e complicados, ele tem uma atmosfera leve e descontraída. Os próprios Buffett e Munger usam um tom descontraído nas respostas. Acredito que esse seja um dos motivos pelos quais a parceria deles durou tanto tempo.

Outra surpresa foi a de ver crianças e adolescentes americanas presentes no evento, alguns até de retorno pela sexta vez, reflexo de uma sociedade americana que poupa investindo em bolsa. Uma menina americana de apenas 13 anos, por exemplo, fez uma pergunta interessante sobre a força do dólar como reserva global e foi muito aplaudida pelo público.

Lições que aprendi com Buffett

Para além das percepções, ficam algumas lições valiosas que aprendi durante o evento.

A primeira delas é: seja sempre o mais racional possível no mundo dos investimentos. Até mesmo Buffett e Munger assumem terem tomado decisões ruins no passado, mas tentam sempre se orientar pelo racional, nunca o emocional. Decisões emocionais podem funcionar em outras áreas da vida, mas não nos investimentos.

Outra lição é que as melhores oportunidades surgem quando as pessoas estão fazendo coisas estúpidas e, segundo eles, isso acontece o tempo todo. Como investidores, precisamos estar atentos a essas oportunidades e aproveitá-las quando surgirem.

Também aprendi que o mundo está muito focado no curto prazo, e isso cria muitas oportunidades para quem pensa a longo prazo. Na Berkshire, eles têm um plano simples: mantenha suas ações e não se preocupe com as flutuações do mercado de curto prazo.

Por fim, acredito que a melhor coisa que um investidor pode fazer é aprender constantemente. Como Charlie Munger disse, "o conhecimento se acumula". Quanto mais aprendemos, mais somos capazes de tomar decisões informadas e inteligentes nos investimentos.

Em resumo, o evento anual da Berkshire Hathaway de 2023 foi uma experiência incrível e inspiradora. Conhecer pessoas de todo o mundo, aprender com as lições de investimento de Buffett e Munger e ver a cultura de acolhimento da comunidade de investimentos me deixou muito motivada e entusiasmada para continuar aprendendo e crescendo como profissional nesse mercado.

*Especialista de aprendizado e desenvolvimento da Avenue

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Gustavo Franco: Empates no finalzinho
seloInvest Opina

Gustavo Franco: Empates no finalzinho

Há 5 horas
Quando e como diversificar seus investimentos no exterior   
seloInvest Opina

Quando e como diversificar seus investimentos no exterior  

Há uma semana
O que você quer ser quando o seu filho crescer?
seloInvest Opina

O que você quer ser quando o seu filho crescer?

Há 3 semanas
Filhos criados, trabalhos dobrados?
seloInvest Opina

Filhos criados, trabalhos dobrados?

Há 3 semanas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais