Saque-aniversário do FGTS: nascidos em maio já podem sacar o dinheiro

Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque
FGTS: o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador (Agência Brasil/Marcelo Camargo)
FGTS: o saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador (Agência Brasil/Marcelo Camargo)
Por Karla MamonaPublicado em 06/05/2022 10:20 | Última atualização em 30/05/2022 16:29Tempo de Leitura: 2 min de leitura

A Caixa iniciou no começo desse mês o pagamento do saque-aniversário para os trabalhadores nascidos em maio que optaram por essa modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para ter direito ao saque-aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção pela modalidade a qualquer momento pelos canais disponibilizados pela Caixa: app FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no internet banking da Caixa ou nas agências bancárias.

Os beneficiários podem receber o crédito por meio da conta poupança digital Caixa Tem. É possível, ainda, indicar uma conta em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo, através do app FGTS. Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.

Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, o valor retornará automaticamente para a sua conta vinculada do FGTS.

O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo:

Saque-aniversário

Sobre o saque-aniversário

O saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário do trabalhador, e é uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. O pagamento do saque-aniversário iniciou em abril de 2020.

Desde o início até dezembro de 2021, 17,9 milhões de trabalhadores fizeram adesão à modalidade de saque-aniversário e já sacaram R$ 21,1 bilhões, incluindo os valores repassados às instituições financeiras em razão da contratação, por parte de alguns trabalhadores, de antecipação do saque junto a essas instituições.