Invest

Receita enviará carta para quem caiu na malha fina

A Receita enviará carta para quase 380 mil contribuintes que caíram na malha fina

Cartinha da Receita: As cartas estão sendo enviadas em lotes semanais, até o dia 18 de outubro (umbertoleporini/Thinkstock)

Cartinha da Receita: As cartas estão sendo enviadas em lotes semanais, até o dia 18 de outubro (umbertoleporini/Thinkstock)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 16h44.

Última atualização em 9 de outubro de 2025 às 17h07.

A Receita Federal iniciou na última semana o envio de cartas a 397.731 contribuintes pessoas físicas de todo o país que estão com a declaração do imposto de renda (IRPF2025) retida na malha fina.

Segundo o órgão, a intenção é incentivá-los a providenciar sua própria regularização, evitando multas. As cartas estão sendo enviadas em lotes semanais, até o dia 18 de outubro.

Como saber se você está na malha fina?

Para saber se a declaração tem alguma pendência, não é preciso ir a uma unidade de atendimento nem contratar serviço especializado.

O próprio cidadão pode consultar as pendências acessando o serviço MEU IMPOSTO DE RENDA na página da Receita Federal (dentro do e-CAC) ou pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para download em aparelhos com IOS e Android.

Para acessar o serviço MEU IMPOSTO DE RENDA, é preciso ter contagov.br, selo ouro ou prata.

Quando a declaração está retida em malha, ela apresenta a informação “Com Pendência” no MEU IMPOSTO DE RENDA. Acessando o link dessa pendência, é possível identificar o motivo da retenção, e consultar orientações de como providenciar correção.

Como resolver?

É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi informado na declaração. Se houver erro nas informações declaradas, basta apresentar uma declaração retificadora.

Não é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal para fazer isso.
Aproveitar essa oportunidade e corrigir as informações antes de ser intimado ou notificado evita o risco de multas sobre a totalidade, ou a diferença de imposto objeto do lançamento de ofício.

Acompanhe tudo sobre:Receita FederalImposto de Renda 2025Malha fina

Mais de Invest

Por que está mais difícil de prever crises nos Estados Unidos

Por que empresas de robotáxi chinesas não foram bem recebidas na bolsa

Tesla segue roteiro da Berkshire. Mas Elon Musk pode ser novo Buffett?

Mega-Sena: resultado do concurso 2.938; prêmio é de R$ 55 milhões