Acompanhe:

Os melhores cursos e livros sobre o mercado financeiro

Lista inclui cursos de cinco instituições bastante populares entre investidores e seis livros recomendados por quem já os leu

Cursos e livros são a melhor opção para entender o mercado financeiro (.)

Cursos e livros são a melhor opção para entender o mercado financeiro (.)

G
Gabriela Ruic

10 de outubro de 2010, 04h10

São Paulo - A melhor maneira para entender como a bolsa funciona é, óbvio, estudando. Há diversos tipos de operações de compra e venda de ativos. Muitas delas são consideradas complexas até mesmo por quem tem vários anos de mercado financeiro. Então não adianta achar que lendo um livro ou com algum curso de curta duração você já terá se transformado em um grande investidor.

Trata-se de um aprendizado de longo prazo que vai exigir esforço e dedicação. A boa notícia é que há opções de cursos gratuitos que poderão ajudar mesmo que não está disposto a desembolsar nenhum recurso a entender a dinâmica do mercado financeiro. Grandes corretoras de valores ou mesmo a própria BM&FBovespa oferecem cursos que contemplam o mercado financeiro em geral  ou aspectos pertinentes a organização das finanças pessoais.

Os cursos servem a quem tem diferentes níveis de conhecimento do mercado acionário. Há aulas destinadas a quem ainda engatinha na bolsa e também opções para aqueles que desejam aperfeiçoar suas estratégias de aplicação. Livros também são um ótima opção para quem se interessa sobre o assunto e quer complementar as informações obtidas em cursos ou em sites e revistas. Abaixo o Portal EXAME lista cinco opções de cursos bastante populares entre investidores e seis livros com excelente reputação no mercado:

CURSOS

BM&FBovespa

A BM&FBovespa oferece uma série de cursos presenciais e on-line, gratuitos e pagos, e que abrangem todos os públicos. O presencial é introdutório e faz parte do programa "Educar Finanças Pessoais" e que é programado de acordo com o público-alvo. As turmas são divididas de acordo com a faixa etária e também segundo o momento de planejamento financeiro que a pessoa se encontra. Há turmas para jovens de 5 a 11 anos que estão começando a entender o valor do dinheiro, assim como cursos dedicados especialmente ao público feminino ou para a terceira idade. A carga horária de cada um varia entre 4 e 6 horas.

    <hr>                                    <p class="pagina">A BM&amp;FBovespa oferece também um cursos on-line, de caráter introdutório, em Finanças Pessoais e Mercado de Ações. O internauta aprende a organizar o orçamento pessoal e também informa-se sobre o mercado de ações. Desde maio, quando iniciaram suas atividades, os cursos on-line já atenderam mais de 15.200 pessoas. As inscrições dos cursos ofertados pela BM&amp;FBovespa são gratuitas e podem ser feitas no site da instituição: www.bmfbovespa.com.br <br><br><strong>Win Trade</strong><br>A corretora oferece uma série de cursos e explicações sobre o mercado de ações no próprio site da empresa, na sessão "Universidade", dedicada a educação dos investidores. Nesta parte da página da corretora, é possível acessar uma série de guias explicativos, além de assistir vídeos na central de ajuda, o que pode ajudá-lo e entender vários assuntos relacionados ao mundo dos investimentos. <br>A Win Trade oferece também on-line uma palestra, dividida em cinco módulos, dedicada ao investidor iniciante e que cobre desde a história da bolsa de valores até como dar os seus primeiros passos nos investimentos. Mais informações podem ser obtidas no endereço https://www.wintrade.com.br/site/Universidade/aprenda-a-investir/<br><br><strong>XP Investimentos</strong><br>A XP Educação é o braço dedicado a formação de investidores da corretora de mesmo nome. De acordo com a empresa, seus cursos já formaram 35.000 alunos em todo o país. Dentre os cursos presenciais, a XP oferece formação para quem não conhece o mercado e para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos no assunto. <br>Para quem está iniciando no mundo do mercado financeiro, os cursos essenciais, como são chamados pela empresa, custam entre 70 e 290reais. Há opções para todos os gostos, desde quem quer aprender como dar os primeiros passos no mercado, entendendo os principais conceitos e métodos de análises de ações, até aqueles que já tem alguma noção sobre o mercado financeiro e buscam estratégias para investir de maneira mais eficaz,na bolsa de valores.</p>

Aqueles que já investem e procuram apenas aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro podem procurar os cursos classificados como "Para fazer a diferença". Nesta categoria, as opções que a corretora oferece cobrem não apenas o mercado acionário mas também o mercado de opções ou futuro. Os custos vão de 190 até 290 reais. Para maiores informações, os interessados podem acessar o site da XP Educação (http://www.xpe.com.br/ ).

    <hr>                                                             <p class="pagina"><strong>Ágora Investimentos</strong><br><br>A Ágora oferece cursos que abrangem todos os níveis de conhecimento sobre o mercado de ações. Os cursos tem duração de 12 horas e são coordenados pelo professor do Ibmec, Luiz Ozório. O investimento varia de 550 reais a 730 reais. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Belo Horizonte e Teresina recebem os cursos. O site da corretora (www.agoraeducacional.com.br) traz mais detalhes sobre cada um deles.<br><br>No nível básico, há um curso para quem nunca se arriscou no mercado de ações e quer entender melhor como funciona. Além disso, há cursos para aprender a montar uma carteira de ações e também de planejamento financeiro pessoal.<br><br>Para os mais desenvoltos com o tema, a Ágora oferece cinco tipos de curso. Um deles é sobre como avaliar as ações da Bovespa. Há opções também para quem procura entender gráficos para uma análise mais técnica e ainda aulas para operar no mercado de opções e renda fixa. Já para investidores experientes, a corretora tem cursos mais avançados, como o Advanced Financial Program. Realizado em Nova York, em parceria com o New York Institute of Finance, o curso custa entre 3.700 e 4.500 dólares. <br><br><strong>Investeducar<br><br></strong>A investeducar é uma empresa especializada em educar novos investidores. Os cursos são presenciais e pagos, com descontos para quem já é cliente. A empresa oferece, gratuitamente, palestras sobre o mundo das finanças, que acontecem mensalmente na Saraiva MegaStore do shopping Paulista, sempre às 19h30.<br><br>No nível básico, há opções para a formação de novos investidores ou que podem ensinar  a organizar a vida financeira  dos participantes. O nível intermediário, indicado para quem já conhece o mercado financeiro, a empresa conta com um curso que visa ampliar o conhecimento técnico em operações na bolsa de valores. Maiores informações sobre os preços dos cursos ou as palestras oferecidas podem ser encontradas no site www.investeducar.com.br</p>        <hr>                                                   <p class="pagina"><strong>LIVROS</strong><br> </p>
  • Os Axiomas de Zurique

Autor: Max Gunther
Editora: Record
Preço médio: 24 reais

Dedicado ao investidor mais experiente, os conceitos neste livro foram concebidos por um grupo de investidores suíços, liderados pelo pai do autor, que compilou os ensinamentos de banqueiros e empresários que ganharam dinheiro de maneira arriscada, mas rentável.

 

  • Avaliando Empresas, Investindo em Ações

Autores: Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo
Editora: Novatec
Preço médio: 40 reais

Fala sobre princípios da teoria de análise fundamentalista de empresas, que pode ajudar o investidor a escolher em quais empresas aplicar. Destinado a investidores que desejam conhecer melhor a escola fundamentalista e que queiram tomar decisões de compra e venda de ações de forma mais inteligente e embasada.

 

  • Formação de Investidores - Supere a Poupança e Invista em Ações no Home Broker

Autor: Rodrigo Puga
Editora: Elsevier
Preço médio: 39,90 reais

O livro é dedicado aos principais conceitos sobre o mercado financeiro, desde sua definição até os principais atores que o movimentam. Análises mais aprofundadas sobre o mercado de ações e os primeiros passos de um investidor iniciante também são abordados.


  • Investindo em ações - Os primeiros passos

Autores: José Godoy, Gustavo Medina e Marco Antonio Gazel Júnior
Editora: Saraiva
Preço sugerido: 35 reais

O livro conta com a ajuda de um personagem, o Sr. Alceu, para explicar noções básicas sobre ações. Linguagem simples, didática, focado naqueles que estão dando os primeiros passos nos investimentos.

 

  • Investindo em Ações com Estratégia e Disciplina

Autor: Carlos A. H. Brum
Editora: Ciência Moderna
Preço médio: 54 reais

Como o próprio título já diz, o livro traz dicas de estratégias e técnicas que podem auxiliar um investidor a ter sucesso em suas aplicações.
 

  • O Tao de Warren Buffett

Autor: Mary Buffett e David Clark
Editora: Sextante
Preço médio: 15,50 reais 

Um dos homens mais ricos do mundo e, definitivamente, uma lenda do mercado financeiro, Warren Buffett fez fortuna com ações. Este livro reúne 125 ensinamentos do investidor mais bem-sucedido do mundo, comentados e exemplificados por ele mesmo, através de suas experiências pessoais.