- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Como funciona um leilão de veículos e quais cuidados tomar
Preços podem ficar até 70% mais baixos que os valores de mercado
Modo escuro
Preço de veículos em leilão são bem mais atraentes, mas é preciso alguns cuidados (Alan Schein Photography/Getty Images)

Publicado em 18 de maio de 2023 às, 07h30.
Os leilões de veículos permitem comprar carros com valores até 70% mais baixos que os preços de mercado. Esse tipo de transação pode ser muita vantajosa, mas é importante estar atento aos detalhes para não fazer uma compra ruim.
O que é um leilão de veículos
O leiloeiro Anderson Lopes de Paula, presidente do Instituto Nacional de Leiloeiros, Ciência e Tecnologia (InnLei) e porta-voz da E-Confiança Leilões, explica que os leilões disponíveis podem ser de dois tipos: judiciais ou extrajudiciais.
“As diferenças entre eles são, basicamente, as formas de pagamento disponíveis e a forma como o consumidor irá assumir a posse do veículo”, diz.
Nos leilões judiciais, os veículos normalmente são de apreensões de processos investigativos e criminais ou de pendências nas justiças trabalhista ou cível. Nesses casos, o carro ainda está em nome de uma pessoa física (de quem ele foi apreendido), e será preciso recorrer a um advogado para transferir o automóvel e fazer os trâmites legais necessários.
O leilão extrajudicial, por sua vez, não envolve a justiça. Suas motivações são outras. Pode ser uma empresa se desfazendo de uma frota de carros a fim de renová-la, para dar um exemplo. Nesse tipo de leilão, comprou, levou. Não há trâmites legais que dependam de validação de um juiz.
Como encontrar leilões de carros
Para encontrar os leilões, a dica de Paula é procurar na internet. Ele ressalta, porém, que é preciso ter cuidado, porque há, sim, tentativas de golpes de sites falsos.
Por isso, é importante checar a credibilidade do site. Alguns bancos, como o PAN, anunciam leilões periodicamente. Vale ficar de olho.
Qual a principal vantagem de se adquirir um veículo em leilão?
O valor baixo é a principal razão para se comprar um carro por leilão. Nos leilões extrajudiciais, os preços variam entre os veículos recuperados de financiamentos inadimplentes com a instituição financeira e os veículos sinistrados de seguradoras e instituições públicas e privadas que são grandes frotistas, explica Paula. Há sempre um desconto em relação à tabela FIPE.
Já nos leilões judiciais, os valores são nivelados com descontos que variam de 50% a 70% do preço de mercado avaliados pela própria Justiça.
Quais cuidados preciso tomar?
Paula alerta que a maioria das fraudes se relacionam a anúncios online de leilões falsos. Por isso, a dica do especialista é que antes de se cadastrar para participar de qualquer leilão, o consumidor procure o edital com o nome do leiloeiro responsável, visite o site da Junta Comercial do Estado e faça uma consulta. “Ali você poderá encontrar o nome do leiloeiro, e-mail, número da sua matrícula e um telefone de contato com o mesmo.”
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.