Invest

Juros do cartão de crédito rotativo tem nova alta e passa de 411% ao ano

Indicador que mede o custo médio de todas as modalidades de crédito atingiu uma taxa de 21,9% ao ano

 (d3sign/Getty Images)

(d3sign/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 11h55.

A taxa de juros rotativo do cartão de crédito chegaram a 411,5% ao ano em janeiro de 2023, maior patamar desde de agosto de 2017, quando a taxa estava em 428%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Em dezembro do ano passado, a taxa de juros média dessa modalidade de crédito era de 407,7% ao ano. O rotativo é um tipo de crédito oferecido aos consumidores que conseguem realizar o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. Na prática, funciona como um empréstimo que os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam para os clientes com dificuldades.

O cheque especial e o rotativo são os créditos de urgência mais procurados, por isso, os juros nessas modalidades costumam ser tão altos.

Os juros para o parcelamento de compras no crédito fecharam janeiro de 2023 com uma taxa de 182,1% ao ano, maior patamar desde outubro do ano passado — quando fechou em 185% ao ano.

O Indicador de Custo do Crédito (ICC), que mede o custo médio de todas as modalidades de crédito, atingiu uma taxa de 21,9% ao ano. Foi uma elevação residual de 0,4 pontos percentuais no mês e alta de 3 pontos percentuais em 12 meses.

Acompanhe tudo sobre:Cartões de créditoJuros

Mais de Invest

Forever 21 se prepara para fechar lojas como parte do pedido de falência, diz Bloomberg

CSN (CSNA3) sobe na bolsa com Ebitda acima do esperado e empresa volta a valer R$ 12 bilhões

Gustavo Franco: "pesada atmosfera de fevereiro tem a ver com dois presidentes"

Governo fará troca no conselho da Petrobras; saiba quem entra e quem sai