Juros do cartão de crédito rotativo tem nova alta e passa de 411% ao ano
Indicador que mede o custo médio de todas as modalidades de crédito atingiu uma taxa de 21,9% ao ano
Modo escuro
(d3sign/Getty Images)

Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às, 11h55.
A taxa de juros rotativo do cartão de crédito chegaram a 411,5% ao ano em janeiro de 2023, maior patamar desde de agosto de 2017, quando a taxa estava em 428%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira.
Em dezembro do ano passado, a taxa de juros média dessa modalidade de crédito era de 407,7% ao ano. O rotativo é um tipo de crédito oferecido aos consumidores que conseguem realizar o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. Na prática, funciona como um empréstimo que os bancos e outras instituições financeiras disponibilizam para os clientes com dificuldades.
O cheque especial e o rotativo são os créditos de urgência mais procurados, por isso, os juros nessas modalidades costumam ser tão altos.
Os juros para o parcelamento de compras no crédito fecharam janeiro de 2023 com uma taxa de 182,1% ao ano, maior patamar desde outubro do ano passado — quando fechou em 185% ao ano.
O Indicador de Custo do Crédito (ICC), que mede o custo médio de todas as modalidades de crédito, atingiu uma taxa de 21,9% ao ano. Foi uma elevação residual de 0,4 pontos percentuais no mês e alta de 3 pontos percentuais em 12 meses.
Créditos

Agência o Globo
Agência de notíciasA Agência O Globo é a agência de notícias do Grupo Globo e também responsável pelo licenciamento do conteúdo dos veículos O Globo e Jornal Extra.Últimas Notícias
Pagamento de aposentados e pensionistas do INSS começa na segunda-feira; veja calendário
Há 8 horasReceita Federal realiza leilão de celulares com iPhone 14 Pro Max por R$ 1.333
Há um diaConta de luz em atraso: clientes da EDP podem quitar suas dívidas em até 21 vezes no crédito
Há um diaBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais