Investidor informado consegue mais rentabilidade; aprenda a investir melhor em 5 minutos, ou menos

Gratuita, newsletter EXAME Invest oferece informações, análises e insights para os brasileiros começarem o dia sempre bem informados
 (Maskot/Getty Images)
(Maskot/Getty Images)
T
Tiago Cordeiro

Publicado em 28/07/2022 às 12:46.

Última atualização em 01/08/2022 às 11:40.

Em 2021, pela primeira vez em quatro edições do levantamento Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima, os produtos financeiros ultrapassaram a soma de todos os outros destinos que os brasileiros deram ao seu dinheiro, alcançando uma população estimada em 20 milhões de pessoas.

Depois da poupança, ainda acessada por 29%, vêm os fundos de investimento, os títulos privados, os títulos públicos via Tesouro Direto e as ações na bolsa de valores. Mas como definir a melhor estratégia? De que maneira saber que decisões tomar, conciliando oportunidades e riscos?

Há muitas respostas possíveis, que seguem diferentes linhas de pensamento propostas por economistas e nomes de peso do mercado financeiro. Mas uma coisa todos os investidores respeitados no mundo inteiro, incluindo James Harris Simons, Kenneth Griffin, Warren Buffett e Benjamin Graham, têm em comum: eles são muito bem informados.

Conheça a newsletter EXAME Invest e esteja sempre bem informado para investir melhor

Cinco minutos ou menos

Para apoiar os brasileiros nessa missão, existe a newsletter EXAME Invest, que auxilia a investir melhor, com dados e insights organizados de forma ágil. É informação de qualidade, em cinco minutos ou menos — e de graça. Chega à caixa de e-mail dos assinantes todas as quartas, às 8h.

A newsletter é informativa, mas muito leve. Um jeito descontraído de encarar o mundo dos investimentos, mas com a credibilidade que da EXAME.

As melhores informações e análises são aquelas que não se referem apenas a números brutos das oscilações dos papéis das empresas. É preciso também desenvolver a capacidade de olhar para o macrocenário, considerando crises econômicas, momentos de insegurança política e mudanças na gestão de grandes organizações públicas e privadas.

Esse é um processo de construção: quanto mais lê sobre o mundo em geral e sobre a economia em particular, buscando identificar possibilidades e situações de riscos para a carteira, mais o investidor se torna capaz de tomar boas decisões, considerando seu momento pessoal e profissional e seus objetivos de curto, médio e, principalmente, longo prazo.

COMECE O DIA POR DENTRO DAS MELHORES ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS

Pitada de humor

O time que produz a newsletter seleciona as melhores notícias, as histórias e os principais fatos relevantes do mundo. É o alívio cômico que o mercado precisa, além de ser uma fonte confiável e de leitura simples.

Os assinantes da newsletter contam com cobertura do mercado financeiro em 5 minutos, atualizações do mundo dos negócios e finanças, notícias quentes sobre economia mundial, explicadas, as melhores oportunidades de mercado e recomendações de mercado para ajudar a investir melhor.

INVISTA MELHOR: ASSINE A NEWSLETTER EXAME INVEST