Minhas Finanças

Ferramenta permite saber onde comprar dólar mais barato

Ferramenta do Banco Central ranqueia instituições que comercializam moeda estrangeira, mostrando onde o custo da operação é mais vantajoso para o viajante


	Dólares: ferramenta disponibiliza valor de compra e venda de uma série de moedas além do dólar
 (Karen Bleier/AFP)

Dólares: ferramenta disponibiliza valor de compra e venda de uma série de moedas além do dólar (Karen Bleier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 05h00.

São Paulo – O Banco Central dispõe de uma ferramenta online para ajudar os viajantes a conseguir a melhor taxa de câmbio para comprar e vender moeda estrangeira, antes e depois de viajar.

Trata-se do Ranking do VET, disponível no site do BC, que permite ao usuário comparar e ranquear as instituições que comercializam moedas, como bancos e corretoras de câmbio independentes, segundo o Valor Efetivo Total (VET) das suas operações de câmbio.

O VET inclui não apenas o custo da moeda estrangeira em si, mas também tarifas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Seu valor é expresso em reais, permitindo ao viajante saber quanto ele de fato gastaria para comprar a quantidade desejada de moeda estrangeira – ou quanto ele receberia ao vendê-la.

Embora haja uma taxa média de câmbio para cada moeda comercializada no Brasil, na prática cada instituição pratica os seus próprios valores. Com a ferramenta, é possível escolher aquela que pratica a taxa mais interessante para você.

Além disso, é possível comparar a compra de papel moeda com a carga de um cartão pré-pago, do tipo que é previamente carregado em moeda estrangeira para ser usado como se fosse um cartão de débito.

Em uma mesma instituição pode haver diferenças entre a taxa de câmbio e o VET dessas duas modalidades, por isso, convém pesquisar antes.

Como usar a ferramenta

Além do dólar americano, é possível pesquisar uma série de outras moedas na ferramenta do BC, como coroa norueguesa, dólar australiano, iene, euro e peso argentino, entre outras.

O usuário deve informar se quer comprar ou vender moeda; qual a moeda desejada; se quer dinheiro em espécie ou cartão pré-pago; e a quantia de moeda estrangeira que deseja adquirir ou vender.

Em seguida, a ferramenta ranqueia as instituições da mais barata para a mais cara, informando o número de operações daquele tipo realizadas no último mês fechado; o VET médio nos últimos dois meses; e o valor simulado em reais daquela operação (quanto o viajante gastaria ao comprar ou receberia ao vender), também nos últimos dois meses.

Por exemplo, ao simular uma compra de dólares americanos em espécie, a instituição mais barata tem um VET de 2,293 reais para a cotação turismo – isto é, para cada dólar comprado, é preciso pagar por volta de 2,29 reais.

Já a instituição mais cara informa um VET de nada menos que 2,465 reais, ou cerca de 2,47 reais para cada dólar. Esses dados são os mais recentes e datam de novembro deste ano, quando o dólar turismo fechou a 2,42 reais.

Veja o ranking das instituições onde é mais barato e mais caro comprar dólar, segundo a ferramenta do BC.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCartões pré-pagosCasas de câmbiocedulas-de-dinheiroDólarEuroMoedasTaxasViagensviagens-pessoais

Mais de Minhas Finanças

Televisão queimada e comida estragada: como pedir ressarcimento pelo apagão em SP?

Mega-Sena não terá sorteio neste sábado; entenda o motivo

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 35 milhões

Dinheiro esquecido em bancos: BC lista 8 situações em que valores são deixados para trás