Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Estes foram os melhores e piores investimentos de novembro

Fundos cambiais subiram 5% no período, surfando na onda de valorização do dólar no mês

Modo escuro

 (John Foxx/Thinkstock)

(John Foxx/Thinkstock)

A
Anderson Figo

Publicado em 1 de dezembro de 2018 às, 14h45.

São Paulo — Na onda da valorização de quase 4% do dólar no mês, os fundos cambiais lideraram o ranking de investimentos do site EXAME em novembro. O desempenho, segundo analistas, se deve à incerteza em torno do encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, neste fim de semana, já que a guerra comercial entre ambos os países tem gerado preocupações com o crescimento global.

A moeda americana também passou em novembro por um ajuste, depois da forte baixa no mês anterior. Em outubro, o dólar havia caído quase 8%, colocando os fundos cambiais na última colocação do ranking de investimentos do site EXAME naquele período. O motivo foi a disputa eleitoral, que terminou com a vitória de Jair Bolsonaro, do PSL, que vai assumir a Presidência da República em janeiro de 2019.

É importante lembrar que planejadores financeiros indicam a aplicação em fundos cambiais apenas para pessoas que precisam se proteger da oscilação de moedas estrangeiras. É o caso, por exemplo, de quem vai viajar ao exterior. Fora dessa circunstância, esse investimento não é recomendado aos pequenos investidores, uma vez que a taxa de câmbio varia muito.

A valorização do dólar em novembro também deu fôlego para a cotação do ouro no período. A commodity subiu mais de 3% no mês, ocupando a terceira colocação no ranking de investimentos do site EXAME.

Novembro também foi um bom mês para a renda variável. O Ibovespa, principal índice de ações da B3, subiu 2,44% no período e empurrou para cima os fundos de ações. Os fundos com foco no pagamento de dividendos (parte do lucro das empresas distribuída aos acionistas), tiveram valorização de 3,34% no mês. Também subiram mais de 3% os fundos de ações de small caps (empresas de menor porte).

No Tesouro Direto, plataforma do governo para compra e venda de títulos públicos, o Tesouro IPCA+ que segue a inflação, tem vencimento em 2050 e paga juros semestrais, teve rentabilidade de 1,5% no mês. Ele foi seguido pelo Tesouro Prefixado com vencimento em 2021, que subiu 1,23% no período.

Para todos os investimentos, a orientação é sempre lembrar que a rentabilidade passada não significa garantia de rendimento futuro. Também é importante mencionar que o ranking de investimentos do site EXAME considera a rentabilidade bruta das aplicações no mês e em 2018, sem descontar Imposto de Renda. Nas aplicações em fundos de ações, há IR de 15%.

Nos fundos de curto prazo, a alíquota é de 22,50% para resgates em até 180 dias e de 20% para resgates depois de 180 dias. Nas demais categorias de fundos (longo prazo), a tributação segue tabela regressiva, em que a alíquota varia entre 15% e 22,5%, conforme o prazo de vencimento.

Os títulos públicos também são tributados pela tabela regressiva de IR. Veja o passo a passo para investir no Tesouro Direto e como escolher a corretora. A poupança não tem cobrança de Imposto de Renda e a aplicação em ouro também é isenta de IR até 20 mil reais.

Confira o ranking de investimentos de novembro:

Investimento Desempenho em novembro (em %) Desempenho em 2018 (em %)
Fundos Cambiais* 5,00 20,00
Fundos de Ações Dividendos* 3,34 13,05
Ouro B3 (250 gramas) 3,23 11,38
Fundos de Ações Small Caps* 3,08 5,76
Fundos de Ações Investimento no Exterior* 2,23 10,58
Fundos Multimercados Investimento no Exterior* 1,86 11,25
Fundos de Ações Livre* 1,57 12,36
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTN-B) 1,48 13,26
Tesouro Prefixado 2021 (LTN) 1,23 10,21
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTN-F) 1,19 9,43
Tesouro IPCA+ 2035 (NTN-B Principal) 1,07 13,22
Fundos de Renda Fixa Investimento no Exterior* 0,74 5,71
Fundos de Ações Indexados* 0,72 14,51
Tesouro Prefixado 2019 (LTN) 0,51 6,15
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTN-B) 0,48 11,22
Tesouro Selic 2021 (LFT) 0,45 5,78
Fundos Renda Fixa Indexados* 0,39 7,86
Poupança** 0,37 4,24
Fundos Renda Fixa Simples* 0,35 4,89
Tesouro Selic 2023 (LFT) 0,35 5,63
Fundos Multimercados Livre* 0,27 9,01
Tesouro IPCA+ 2019 (NTN-B Principal) -0,18 6,16

Referências

Investimento Desempenho em novembro (em %) Desempenho em 2018 (em %)
Ibovespa 2,44 17,21
Selic*** 0,52 5,94
CDI*** 0,47 5,90
IPCA 0,19**** 3,94*****
Dólar comercial 3,76 16,62

*Até 27 de novembro, dado mais atual disponível na Anbima
**Até 28 de novembro
***O desempenho mensal se refere aos últimos 30 dias até a data de fechamento.
****Refere-se à prévia da inflação oficial do país, o IPCA-15 de novembro
*****Projeção da versão mais atual do Boletim Focus do Banco Central
Fontes: Anbima, BM&FBovespa, Thomson Reuters, Banco Central do Brasil e Tesouro Nacional.

Últimas Notícias

ver mais
Propaganda enganosa: o que é, quais os tipos e como denunciar
seloMinhas Finanças

Propaganda enganosa: o que é, quais os tipos e como denunciar

Há 14 horas
Cobrança indevida: o que fazer? Quais são os meus direitos? Saiba quais medidas tomar
seloMinhas Finanças

Cobrança indevida: o que fazer? Quais são os meus direitos? Saiba quais medidas tomar

Há 14 horas
Desenrola Brasil: bancos negociaram R$ 16 bi em dívidas e limparam nome de 6 milhões
seloMinhas Finanças

Desenrola Brasil: bancos negociaram R$ 16 bi em dívidas e limparam nome de 6 milhões

Há 16 horas
Moto de leilão pode rodar? Saiba aqui
seloMinhas Finanças

Moto de leilão pode rodar? Saiba aqui

Há 18 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais