Consulte o valor que você poderá sacar do PIS/Pasep
Calendário de pagamento para idosos e aposentados começa no dia 19 de outubro, mas já é possível saber quem poderá sacar o dinheiro.
Modo escuro
Mulher com cédulas de reais: Caixa e Banco do Brasil lançaram sites para consulta dos valores. (Uelder Ferreira/Thinkstock)
Publicado em 30 de setembro de 2017 às, 12h19.
Última atualização em 17 de novembro de 2017 às, 15h42.
São Paulo - Aposentados, homens com idade a partir de 65 anos e mulheres com a partir de 62 anos de idade já podem consultar o valor das cotas do PIS/Pasep que poderão sacar este ano.
A Caixa, que fará o pagamento aos trabalhadores privados, e o Banco do Brasil, que fará o depósito dos valores para servidores públicos que participam do Pasep, criaram sites específicos para a consulta do dinheiro. Os trabalhadores privados devem consultar o site da Caixa, enquanto servidores públicos devem consultar o site do BB.
Na Caixa, basta que o trabalhador informe o CPF ou o número do PIS, data de nascimento e se é aposentado ou não para ter acesso ao extrato. O número do PIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão; em anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho; e no extrato impresso do FGTS.
Depois, com o número do PIS em mãos, é necessário cadastrar uma senha na internet em outro site para concluir a consulta. Caso o trabalhador já tenha a senha do Cartão Cidadão, já é possível cadastrar a senha internet. Caso não se lembra qual é, basta clicar em "Esqueci senha", ler e aceitar o contrato de prestação de serviços e preencher os dados solicitados.
No Banco do Brasil os servidores precisam informar o CPF ou o número de inscrição no Pasep, que pode estar anotado na Carteira de Trabalho, e também a data de nascimento.
Saques foram antecipados
O presidente Michel Temer anunciou, nesta semana, a MP 797/2, que diminuiu a idade para os saques de contas do PIS/Pasep para homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, os recursos somente podiam ser sacados pelos trabalhadores que completassem 70 anos.
Foram liberados 15,9 bilhões de reais para aproximadamente 9 milhões de pessoas. Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa terão os recursos creditados automaticamente, e não serão cobradas taxas para os trabalhadores que transferirem os recursos para outros bancos.
O saldo médio das contas é de 1,2 mil reais, sendo que a maioria dos trabalhadores tem saldo em torno de 750 reais na conta.
Quem tem direito
As cotas são o resultado dos créditos depositados por empregadores no Fundo PIS/PASEP entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988. Ou seja, quem trabalha ou já trabalhou em empresa privada, tenha se cadastrado no PIS até o dia 4 de outubro de 1988 e ainda não tenha feito o saque total do saldo após esta data tem direito a receber as cotas do PIS.
Quem tem direito | Recebem a partir de |
---|---|
70 anos ou mais | 19/10/2017 |
Aposentados | 17/11/2017 |
Mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos | 14/12/2017 |
Quem entrou no mercado de trabalho a partir da década de 90 tem direito aos abonos salariais, pagos anualmente pelo PIS/Pasep.
Calendário de pagamento
Os pagamentos serão feitos em três fases.
A partir do dia 19 de outubro poderão sacar o dinheiro os cotistas com mais de 70 anos. Já a partir de 17 de novembro serão disponibilizados os recursos para aposentados; e no dia 14 de dezembro poderão sacar o dinheiro mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos.
Últimas Notícias
Desenrola: leilão para credores darem lances de maiores descontos começa na segunda
Há 8 horasMega-Sena sorteia prêmio de R$ 35 milhões nesta quinta-feira; veja como apostar
Há 21 horasSeguro mais barato? Pesquisa mostra que preço do serviço caiu em agosto pelo quarto mês consecutivo
Há 21 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais