- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Bovespa lança simulador do mercado de ações
Ferramenta se assemelha a um Home Broker e classifica o desempenho dos usuários, que concorrem a prêmios
Modo escuro
Ferramentas de compra e venda, stop e start e cotações de ações no simulador da Bolsa (.)
Publicado em 6 de setembro de 2010 às, 13h03.
São Paulo - A BM&FBovespa lançou hoje um novo simulador do mercado de ações, o SimulAção, voltado para quem quer aprender como funciona o mercado antes de começar a investir de verdade. A ferramenta é gratuita e imita o funcionamento de um Home Broker, plataforma que permite a negociação de ações via internet. O usuário acompanha o valor real das cotações dos papéis, pode realizar todas as operações possíveis no mercado à vista e é classificado de acordo com seu desempenho. Ao final de um ano, os investidores mais bem-sucedidos serão premiados.
O simulador apresenta todas as funcionalidades de um Home Broker normal: tela de envio de ordens de compra e venda, start de compra (para programar a compra a determinada cotação), stop loss e stop gain (ferramentas para limitar perdas e ganhos quando o ativo atinge o preço programado) e possibilidades de customização da tela, inclusive para acompanhar os preços das ações. O simulador acompanha as cotações reais dos ativos, porém com um atraso de 15 minutos.
Apesar do delay, o SimulAção se aproxima bastante da realidade. Não só pela interface, mas também porque o usuário pode operar todos os papéis negociados na Bolsa, além de ter descontado as taxas normalmente cobradas dos investidores: os emolumentos (pagos à Bolsa) e taxas de corretagem e custódia baseadas nas médias das taxas reais praticadas pelas corretoras. Mas é preciso ficar atento, pois a plataforma não disponibiliza ferramenta para cálculo do Imposto de Renda. Por isso, quem deseja simular rendimentos reais precisa calcular o desconto por conta própria.
Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no site da BM&FBovespa e começar a operar. O usuário recebe inicialmente 100.000 reais fictícios para montar uma carteira de ações. Ao final do período de um ano, os investidores virtuais mais bem-sucedidos nos três diferentes rankings - geral, universitário e feminino - serão premiados. O primeiro lugar geral receberá 5000 reais para investir em ações e os demais ganharão iPads, iPhones e iPods. Para ajudar quem ainda não conhece o funcionamento de um Home Broker, o SimulAção conta, ainda, com um tutorial em vídeo.
Últimas Notícias
Desenrola Brasil: saiba como renegociar suas dívidas em dezembro e pagar só em 2024
Há 4 horas
Mega-Sena 2.662: aposta única de Juazeiro do Norte leva prêmio de R$ 35,8 milhões
Há 14 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.