Yellen diz que os EUA estão prontos para proteger os pequenos bancos se necessário
Secretária do Tesouro norte-americano passou mensagem querendo acalmar os ânimos do setor financeiro do país
Modo escuro
Janet Yellen (AFP/AFP)

Publicado em 21 de março de 2023, 10h00.
Se acalme, mercado. Essa foi a essência da mensagem da secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen nesta terça-feira. De acordo com informações do jornal "The New York Times", a secretária do Tesouro vai fazer um discurso em uma reunião em Washington da American Bankers Association, grupo de lobistas do setor financeiro.
De acordo com Yellen, as medidas que o governo e os reguladores federais tomaram até agora ajudaram a restaurar a confiança, referindo-se aos episódios Silicon Valley Bank (SVB), Signature Bank e First Republic Bank. Mas reforçou que os formuladores de políticas continuam focados em garantir que o sistema bancário permaneça seguro.
“Nossa intervenção foi necessária para proteger o sistema bancário mais amplo dos Estados Unidos”, diz parte do discurso de Yellen. “E ações semelhantes podem ser justificadas se instituições menores sofrerem corridas de depósitos que representem o risco de contágio.”
“A situação está se estabilizando. E o sistema bancário dos Estados Unidos continua sólido", acrescenta Yellen.
A mensagem da secretária de Tesouro vem justamente enquanto funcionários do governo avaliam opções adicionais para conter os fluxos de depósitos de bancos pequenos e médios e à medida que crescem as preocupações de que mais precisa ser feito.
Veja também:
Créditos

Raquel Brandão
Repórter de InvestJornalista há mais de uma década, foi repórter do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertasÚltimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Por que a MIGNOW se tornou a queridinha dos usuários SAP?
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais