Acompanhe:

Via Varejo lidera ganhos, seguida por BTG, que sobe 5%; Braskem afunda 6%

Via Varejo sobe 5,61% e lidera as maiores altas do Ibovespa hoje; Ultrapar e Braskem, que reagiu ao balanço do 3° tri, as perdas

Modo escuro

Continua após a publicidade
Bolsa: investidores retomam busca por empresas de e-commerce (Germano Lüders/Exame)

Bolsa: investidores retomam busca por empresas de e-commerce (Germano Lüders/Exame)

G
Guilherme Guilherme

Publicado em 11 de novembro de 2020 às, 10h55.

Última atualização em 11 de novembro de 2020 às, 19h07.

O Ibovespa recuou nesta quarta-feira, 11, depois de ter alcançado ontem o sexto pregão consecutivo de alta. No radar dos investidores, estão dados de vendas do varejo, que saíram abaixo do esperado, e turbulências políticas.

É hora de seguir investindo em ações de varejo? Monte a melhor estratégia com os especialistas da EXAME Research

Nos últimos dois dias, o anúncio de que a vacina da Pfizer teve eficácia de 90% gerou uma intensa rotação de ativos, com investidores migrando de ações de tecnologia e e-commerce para os papéis mais prejudicados pelos efeitos da pandemia. Nesta quarta, porém, o movimento foi inverso. Enquanto papéis ligados a viagens e turismo se desvalorizaram no mundo, ações de tecnologia voltaram a ganhar tração. Resultados corporativos do terceiro trimestre também ditaram o ritmo da bolsa.

E-commerce

Depois de dois pregões de fortes quedas, as ações de varejistas com foco em vendas digitais voltaram a se valorizar. Entre uma das maiores altas do Ibovespa, as ações da Via Varejo (VVAR3) subiram 5,61%, liderando os ganhos do Ibovespa, às vésperas da divulgação do balanço, programada para esta noite. Braço digital das Lojas Americanas, a B2W (BTOW3) se valorizou 2,27%, e a Magazine Luiza (MGLU3), 1,43%.

Na terça-feira, o mau humor sobre o setor foi tão grande que as ações do Magalu caíram mais de 4% mesmo após seu balanço do terceiro trimestre ter sido elogiado pelo mercado. Com as vendas do e-commerce impulsionadas pela pandemia, a companhia conseguiu aumentar seu lucro em 70% e as vendas saltaram 81% para 12,4 bilhões de reais. Após o resultado, o Bradesco BBI chegou a elevar o preço-alvo dos papéis da companhia de 21 reais para 30 reais - representando um potencial de valorização de 19%. A Exame Research, que tinha preço-alvo de 27 reais, também irá revisar para cima.

BTG Pactual 

Fechando como a segunda maior alta do Ibovespa, apareceram as units do BTG Pactual (BPAC11), com valorização de 5,32% nesta sessão. Segundo o analista Fernando Sampaio, da Brasil Capital, a alta do banco hoje parece uma correção do movimento de ontem, quando recuaram 3,25%. Segundo ele, o resultado do terceiro trimestre reportado ontem veio em linha com as expectativas do mercado, com bons números operacionais e financeiros. Mas o mercado "colocou o banco na cesta de tech/growth e a queda foi exagerada". Sampaio comenta ainda que o balanço mostrou "bom crescimento de receita nos negócios da franquia de clientes no atacado e com tendência positiva para os negócios da unidade de varejo digital, que ganham cada vez mais relevência dentro do banco".

Logística

As ações da empresa de logística Sequoia (SEQL3) chegaram a avançar 13,54% ainda nos primeiros negócios, após a empresa ter registrado lucro líquido de 13,9 milhões de reais – 192% acima do registrado no mesmo período do ano passado. A receita líquida da companhia aumentou 124% para 277,5 milhões de reais. Depois da euforia do início do dia, os papéis fecharam em alta de 5,35%.

Do mesmo setor, as ações da Log-in (LOGN3)  avançaram 1,67%, após a companhia também ter apresentado resultados fortes na noite de terça, 10. No terceiro trimestre, teve lucro líquido de 9 milhões de reais ante prejuízo de 17,2% no mesmo período do ano passado. A receita operacional líquida foi de 298,5 milhões de reais, representando alta anual de 7,3%.

Ultrapar 

Depois de figurarem como a maior alta do Ibovespa ontem, as ações da Ultrapar (UGPA3) lideraram as perdas do índice hoje, com queda de 6,82%. Os papéis da companhia, que subiram nos últimos dias em meio à rotação dos investidores de empresas de tecnologia para aquelas beneficiadas com a reabertura das economias (o que, para a companhia, poderia representar maior demanda por combustível), também foram penalizados hoje.

No mesmo setor, a BR Distribuidora (BRDT3) caiu 1,77%, tendo no radar ainda o balanço do terceiro trimestre reportado ontem à noite, que mostrou lucro líquido de 335 milhões de reais no período, abaixo do consenso da Bloomberg de 409,0 milhões.

Braskem

Como a segunda maior baixa do índice, as ações da Braskem recuaram 6,57%, após a empresa ter apresentado prejuízo líquido de 1,4 bilhão de reais em balanço do terceiro trimestre. O prejuízo aumentou 59% em relação ao mesmo período do ano passado, mas diminuiu 43% na comparação trimestral. Segundo a Braskem, o resultado negativo se deu principalmente em função da provisão adicional de 3,562 bilhões de reais referente aos problemas que a empresa enfrenta no estado de Alagoas, onde uma mina de sal-gema da companhia teria provocado rachaduras e afundamento em bairros de Alagoas.

Balanços

Entre as empresas que divulgam balanços esta noite, estão: Eletrobras (ELET3; ELET6), que subiu ontem com fala do Ministro Paulo Guedes sobre privatização; os frigoríficos JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), que foram impulsionados na véspera pelo balanço de BRF (BRFS3); Via Varejo (VVAR3); Rumo (RAIL3); Sabesp (SBSP3); e as construtoras MRV Engenharia (MRVE3) e Rossi (RSID3).

Últimas Notícias

Ver mais
VIX do Brasil: "Índice do Medo" chega à B3 sob expectativa de contratos futuros e ETFs
seloMercados

VIX do Brasil: "Índice do Medo" chega à B3 sob expectativa de contratos futuros e ETFs

Há 6 horas

Magalu volta ao lucro no 4° tri e chega a maior margem Ebitda em 3 anos
Exame IN

Magalu volta ao lucro no 4° tri e chega a maior margem Ebitda em 3 anos

Há 10 horas

Revisão de guidance da MRV (MRVE3) derruba ações no Ibovespa
seloMercados

Revisão de guidance da MRV (MRVE3) derruba ações no Ibovespa

Há 15 horas

Ibovespa tem leve alta com prévia do PIB e dólar fecha aos R$ 5 à espera de Superquarta
seloMercados

Ibovespa tem leve alta com prévia do PIB e dólar fecha aos R$ 5 à espera de Superquarta

Há 20 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais