Tweet de Trump faz fabricante de aviões perder US$ 3,5 bi
Ações da Lockheed Martin caíram mais de 4% depois que o republicano criticou o valor das compras do governo norte-americano
(Getty Images)
13 de dezembro de 2016, 09h47
São Paulo — Uma mensagem de três linhas de Donald Trump foi o suficiente para que uma empresa perdesse 3,5 bilhões de dólares em valor de mercado.
O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (12) e envolveu a Lockheed Martin, que fabrica produtos aeroespaciais, incluindo os caças F-35 usados pela Defesa norte-americana.
Pelo Twitter, Trump disse que os custos do programa F-35 estão “fora do controle” e que "bilhões de dólares serão economizados em compras militares" depois do próximo dia 20 de janeiro, quando ele tomará posse.
The F-35 program and cost is out of control. Billions of dollars can and will be saved on military (and other) purchases after January 20th.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 12, 2016
Não demorou muito para que os investidores reagissem ao comentário de Trump. As ações começaram a despencar ainda no pré-market. Logo após a abertura de Wall Street, os papéis da Lockheed Martin recuaram mais de 4%, como é possível ver no gráfico abaixo.

-
De acordo com o britânico The Independent, a forte oscilação gerou à companhia uma perda de mais de 3,5 bilhões em valor de mercado.
Esta não foi a primeira vez que comentários do futuro presidente dos EUA impactaram o mercado de ações. Na última quarta-feira (07), Trump propôs que um contrato de compra com a Boeing fosse cancelado.
"Boieng está construindo um 747 Air Force One novo em folha para futuros presidentes, mas os custos estão fora do controle", afirmou ele, também pelo Twitter. No mesmo dia, a fabricante de aviões ficou 1,4 bilhão de dólares menos valiosa.
Últimas Notícias
Apple, Amazon e Alphabet: como a queda da demanda impactou os balanços
Há menos de um minuto • 1 min de leitura‘Apocalipse adiado’: as previsões duras do BofA para as ações americanas
Há menos de um minuto • 1 min de leituraAmericanas: após 23 dias desde anúncio do rombo, 6 diretores são afastados em meio a investigações
Há menos de um minuto • 1 min de leituraCVC: reservas de viagens crescem 90% em janeiro e sugerem retomada forte do turismo
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais