Mercados

Termina hoje período de reserva para IPO da Sonae Sierra Brasil

Administradora de shoppings quer levantar até 777 milhões de reais com entrada na bolsa de valores

As ações da Sonae Sierra Brasil estreiam na BM&FBovespa no dia 3 de fevereiro (EXAME.com)

As ações da Sonae Sierra Brasil estreiam na BM&FBovespa no dia 3 de fevereiro (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 12h18.

São Paulo -  Os investidores interessados em participar da oferta inicial de ações  (IPO, na sigla em inglês) da administradora de shopping centers Sonae Sierra Brasil têm até esta segunda-feira (31) para reservar os papéis da companhia. A empresa planeja emitir 21.739.130 ações ordinárias em distribuição primária, podendo obter até 777,7 milhões de reais com a oferta.

A companhia, que tem como principais sócios a norte-americana Developers Diversified Realty e a portuguesa Sonae Sierra, retomou o processo de IPO no início de dezembro, após ter o prazo de um pedido anterior expirado.  Confira cronograma completo da oferta: 

Data Evento
17/01/2011 Início do Roadshow
  Início do Procedimento de Bookbuilding
24/01/2011 Início do Período de Reserva
31/01/2011 Encerramento do Período de Reserva
01/02/2011 Encerramento do Roadshow
  Encerramento do Procedimento de Bookbuilding
03/02/2011 Início de Negociação das Ações
04/03/2011 Fim do prazo para opção de Lote Suplementar

Os investidores de varejo podem participar da oferta com aporte de no mínimo 3 mil e no máximo 300 mil reais. Os investimentos que superarem este valor serão enquadrados na oferta institucional. O preço por ação foi definido na faixa entre 21,50 e 26,50 reais.

Os recursos obtidos com a oferta serão destinados a reforçar o caixa da companhia. A oferta é coordenada pelos bancos Credit Suisse (líder), JPMorgan e Itaú BBA e conta ainda com Espirito Santo Investment Bank e Banco Caixa Geral Brasil.

A Sonae Sierra possui participação majoritária na maioria dos shopping centers de seu portfólio -Boavista, Campo Limpo, Franca, Metrópole, Parque D. Pedro, Penha, Plaza Sul e Tivoli, no Estado de São Paulo, e Manauara, em Manaus-, sendo responsável pela administração de todos.

Ofertas

A Sonae Sierra é uma das 15 empresas a vender ações na BM&FBovespa no começo de 2011, que já conquistou o melhor bimestre em ofertas de ações desde 2004. O cenário otimista abriu espaço para grandes companhias, como Arezzo, Autometal, Time For Fun, Desenvix, CAB Ambiental e IMC (Internacional Meal Company), na lista de IPOs. A Queiroz Galvão Exploração e Produção, braço de petróleo e gás da empreiteira, pretende levantar até 3,2 bilhões de reais na bolsa, na maior oferta inicial em andamento. Entre as ofertas subseqüentes ou follow-ons figuram companhias como Inepar, Vulcabrás Azaleia, Brasil Brokers, Direcional Energia, Magnesita, Tecnisa e Rede Energia.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresEmpresasEmpresas portuguesasIPOsMercado financeiroShopping centersSonae Sierra

Mais de Mercados

Hapvida (HAPV3) vai investir até R$ 600 milhões em novos hospitais em SP e RJ

"O mundo está passando por um processo grande de transformação", diz André Leite, CIO da TAG

Ibovespa fecha em leve alta de olho em relatório bimestral de despesas; dólar cai a R$ 5,57

Ações da Ryanair caem quase 15% após lucro da empresa desabar

Mais na Exame