Invest

S&P 500 deve ter recuperação de lucros no quarto trimestre

O lucro líquido das empresas do índice deve crescer cerca de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado

S&P 500: recuperação dos lucros seria uma tábua de salvação para investidores (Getty/Getty Images)

S&P 500: recuperação dos lucros seria uma tábua de salvação para investidores (Getty/Getty Images)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 15h57.

Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 17h19.

Os entusiastas de ações americanas têm pelo menos um motivo para se animarem depois do pior mês para o S&P 500 este ano: a perspectiva de recuperação acentuada dos lucros no quarto trimestre.

O lucro líquido das empresas do S&P 500 deve crescer cerca de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de uma sequência de quatro contrações trimestrais, segundo dados compilados pela Bloomberg Intelligence.

Uma recuperação dos lucros seria uma tábua de salvação para investidores inquietos com uma derrocada de dois meses do S&P 500, diante da menor confiança em um pouso suave da economia americana. Na terça-feira, 3, o índice de referência fechou em seu nível mais baixo desde junho, após um aumento surpreendente nas vagas de emprego nos Estados Unidos que aumenta as chances de mais alta de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

A previsão otimista de lucros sugere que as empresas que lutaram para defender suas margens quando a inflação disparou nos últimos dois anos agora se beneficiam de uma menor alta de custos.

“A inflação alta resultou em compressão de margens para empresas fora do setor energético”, disse Gina Martin Adams, estrategista-chefe global de renda variável da Bloomberg Intelligence. “Agora, a desaceleração da inflação, combinada com o efeito defasado das demissões do ano passado, está resultando na expansão das margens.”

O setor de comunicações e os serviços públicos, com ganhos de lucros estimados em pelo menos 45%, deverão impulsionar a recuperação do quarto trimestre. Fabricantes de chips e empresas de mídia e entretenimento terão aumentos de lucros de 28% e 66%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresNova YorkNYSE (New York Stock Exchange)

Mais de Invest

O que é private equity e como funciona?

Quanto rendem R$ 20 mil por mês na poupança?

CD americano x CDB brasileiro: quais as diferenças e qual vale mais a pena investir

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame