Ray Dalio faz recomendação a investidores no começo do ano

Investidor bilionário e fundador do Bridgewater Associates faz alerta relacionado à compra de ativos e à impressão de dinheiro nos EUA, na zona do euro e no Japão
Ray Dalio, investidor bilionário que fundou o maior fundo hedge do mundo, o Bridgewater Associates | Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg (Patrick T. Fallon/Bloomberg)
Ray Dalio, investidor bilionário que fundou o maior fundo hedge do mundo, o Bridgewater Associates | Foto: Patrick T. Fallon/Bloomberg (Patrick T. Fallon/Bloomberg)
B
BloombergPublicado em 05/01/2022 às 07:00.

O bilionário investidor Ray Dalio renovou seu alerta sobre deter moedas e títulos nesta terça-feira, dia 4 de janeiro, em meio ao aumento contínuo da criação de dívidas e monetização nos Estados Unidos, impulsionado pela pandemia.

“Essa impressão de dinheiro e compra de ativos de dívida baixou tanto as taxas de juros que é estúpido possuir moedas e títulos”, escreveu ele em um post no LinkedIn. “Acho que se deve considerar desfazer de moedas e títulos em dólares, euros e ienes.”

Dalio, bilionário fundador da Bridgewater Associates, maior fundo hedge do mundo, disse que seria um bom momento para tomar empréstimos nessas moedas. Os investimentos devem ser reservados para ações e ativos ligados à inflação em países social e financeiramente saudáveis, acrescentou.

Embora Dalio seja conhecido por seu interesse pela China e sua ascensão como potência global, ele disse que o atual paradigma econômico está sendo determinado por conflitos internos sobre riqueza e valores nos Estados Unidos, o que não acontecia desde os anos 1930.

“Há um grande conflito interno acontecendo nos Estados Unidos agora, o que o torna um lugar arriscado”, escreveu. “Por exemplo, é inteiramente possível que nenhum dos lados aceite perder a eleição de 2024.”

“Não vejo nenhum cenário em que o governo permitirá que os retornos em dinheiro sejam melhores do que os retornos de uma carteira bem diversificada e não monetária (por exemplo, All Weather) porque isso causaria problemas terríveis.”

All Weather é o nome de um dos principais fundos da Bridgewater, famoso em toda a indústria global de investimentos.

“Os três principais impérios de moeda de reserva, Estados Unidos, Europa e, em menor medida, Japão, estão em situação financeira precária.”

(Com a Redação)