Quem é o novo CEO da Americanas? Leonardo Coelho assume comando da empresa
Leonardo Coelho Pereira tem foco em reestruturação de empresas e possui exeperiência de mais de 10 anos em cargos de CEO e CFO de multinacionais
Modo escuro
missão fará frente à dívida de curto prazo, diz empresa (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 16 de fevereiro de 2023, 08h54.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2023, 12h05.
A Americanas (AMER3) anunciou a contratação de Leonardo Coelho Pereira para o cargo de CEO. Pereira atuou desde 2011 como sócio da Alvarez & Marsal, consultoria especializada em recuperação de grandes empresas. Dentro da Alvarez & Marsal sua área era a de reestruturação, necessária para colocar Americanas de volta aos trilhos.
Além dos desafios operacionais impostos pelo rombo bilionário descoberto nas contas da empresa, Pereira ainda terá o desafio de retomar a credibilidade da Americanas.
"Sólidas e bem-sucedidas" experiências em empresas de varejo contribuíram para sua escolha para o cargo. Pereira ocupou por mais de 10 anos posições de CEO e CFO em multinacionais no Brasil e no exterior, mas a Americanas, dado todo o contexto e exposição, deverá ser o maior desafio de sua carreira.
Quem era o CEO?
Com a chegada de Pereira, João Guerra, que assumiu interinamente o cargo, voltará para a vice-presidência de recursos humanos. Antes de Guerra, o CEO era Sérgio Rial, que permaneceu no cargo por menos de duas semanas, mas deixou a Americanas após encontrar o rombo bilionário. Rial havia chegado para o lugar de Miguel Gutierrez, com o objetivo de reerguer a empresa.
Mudança no Comitê Independente
Também foi anunciada pela Americanas a chegada de Antonio Luiz Pizarro Manso para o Comitê Independente, criado pelo conselho no início do ano, após o estouro do escândalo contábil da companhia. Ele irá substituir Vanessa Claro Lopes. Lopes, que é conselheira da Americanas, deixou o comitê "em razão da dificuldade em conciliar a agenda do com os demais compromissos com a companhia e outras empresas".
Manso tem passagens por conselhos e comitês da TAM, Fibria, Hypera e de outras empresas.
Créditos

Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
O valor do propósito autêntico
Por que a MIGNOW se tornou a queridinha dos usuários SAP?
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais