Prata bate maior cotação em oito anos ao virar alvo de pequenos investidores

Otimismo global com vacinação contra a covid-19 faz dólar recuar; bolsa opera em alta
 (Germano Lüders/Exame)
(Germano Lüders/Exame)
A
Agência O Globo

Publicado em 01/02/2021 às 16:28.

Última atualização em 01/02/2021 às 16:37.

Com otimismo global em relação ao avanço da vacinação contra a covid-19, a bolsa sobe. O dólar, que vinha em queda frente ao real, inverteu a tendência.

Depois das ações da GameStop, a especulação de investores com a prata hoje faz com que o metal bata a maior cotação em oito anos.

A moeda americana está sendo negociada em alta de 0,04% frente ao real, cotada a 5,47 reais.

O Ibovespa, índice de referência do mercado de ações brasileiro, sobe 1,04%, aos 116.262 pontos.

A informação de que a empresa AstraZeneca concordou em ampliar o fornecimento de sua vacina contra a covid-19 para a União Europeia anima os investidores.

No cenário doméstico, o mercado acompanha as eleições no Congresso para presidência da Câmara e do Senado, e o temor fiscal também permanece no radar.

"Com as eleições parlamentares há discussões em torno de dois pontos centrais: a extensão ou não do auxílio emergencial e suas consequências fiscais e o andamento da agenda reformista", escreveu Helena Veronese, economista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos, em relatório a investidores.

Eletrobras em alta

As ações da Eletrobras sobem após o presidente Jair Bolsonaro dizer, no sábado, que a privatização da companhia está entre as prioridades do governo se Arthur Lira vencer a disputa pela presidência da Câmara.

Os papéis ordinários sobem 5,79% enquanto os preferenciais avançam 6,68%

A Eletrobras também anunciou o pagamento de 2,3 bilhões de reais em dividendos intermediários que estavam retidos, relativos ao resultado de 2018.

Entre os papéis com mais peso no índice, as ações ordinárias da Petrobras sobem 1,50%, enquanto as preferenciais avançam 1,31%.

As ações PN do Bradesco ganham 1,82% e as PN do Itaú têm alta de 2,14%.

Prata sobe

Depois das ações da GameStop, os contratos futuros de prata superaram 30 dólares o grama, nesta segunda, pela primeira vez desde 2013, uma alta de 12%.

Nesta tarde, avançam 7,97% com a grama a 29,05 dólares.

A avaliação é que uma onda de compras especulativas pressionou as cotações do metal.

"Após ataques bem-sucedidos contra vendedores a descoberto na varejista de jogos GameStop, o próximo alvo dos pequenos investidores se tornou a prata", disse o analista do FXTM, Hussein Sayed.

Na Europa e nos Estados Unidos os pregões fecharam em alta. Paris subiu 1,16%; Londres ganhou 0,92% e Frankfurt teve ganho de 1,41%.

"Na Europa, apesar de alguns resultados piores que o esperado de PMIs (indicadores de atividade econômica) da região, as principais praças tiveram fortes ganhos com o avanço do programa de imunização", escreveram os analistas da Correparti corretora de câmbio em relatório a clientes.

Nos Estados Unidos, a bolsas estão em alta. O S&P 500 sobe 1,41%; o Dow Jones avança 0,72% e o Nasdaq tem alta de 2,18%.

Ásia em alta

Na Ásia, as principais bolsas fecharam em alta, com Seul e Hong Kong avançando mais de 2%, após a redução nas turbulências em Wall Street e dados mais fortes da atividade industrial da China.

As ações asiáticas haviam caído na sexta após a batalha entre pequenos investidores e hegde funds por causa das ações da GameStop.

A atividade industrial da China em janeiro mostrou recuperação, o que também ajudou os pregões.

O índice Nikkei, de Tóquio, subiu 1,55%, enquanto o Xangai Composto avançou 0,64%.

Focus: inflação em alta

O mercado fez ajustes em suas expectativas econômicas e passou a ver inflação e crescimento ligeiramente mais alto neste ano, segundo a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O levantamento apontou que a estimativa para a alta do IPCA em 2021 subiu 0,03 ponto percentual, a 3,53%, enquanto para 2022 seguiu em 3,50%.

Para o produto interno bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano melhorou em 0,01 ponto, a 3,50%, enquanto que para 2022 segue em 2,50%.

O mercado estima que taxa básica de juro encerrará 2021 a 3,50%, dos atuais 2,0%, chegando a 5,0% no final do ano que vem.