PIB, fim de mandato de diretores do BC e balanço da Petrobras; veja os assuntos quentes da semana
Entre os temas está o fim da isenção de impostos federais sobre a gasolina e o etanol, que é ponto de debate no governo
Modo escuro
Petrobras: resultado da petroleira é esperado para quarta-feira (Wagner Meier/Getty Images)

Publicado em 26 de fevereiro de 2023, 13h27.
O mercado monitora eventual decisão do governo sobre o fim da isenção dos combustíveis, além do término do mandato de Bruno Serra no Banco Central. É esperado ainda resultado de exame sobre vaca louca. Entre os indicadores, saem o primeiro resultado primário com Lula e o último PIB sob Jair Bolsonaro, além do ISM nos EUA. Balanços de Petrobras (PETR3/PETR4), Ambev (ABEV3) e frigoríficos também estão no radar. Veja destaques:
Isenção de impostos
Termina no final de fevereiro a vigência da isenção de impostos federais sobre a gasolina e o etanol. A possibilidade de a isenção não ser renovada é bem vista pelo mercado e tem sido defendida pela equipe econômica, como forma de melhorar a arrecadação federal com combustíveis e reduzir a incerteza fiscal. A ala política do governo, contudo, resiste à reoneração por receio de aumento da pressão inflacionária, dizem os jornais.
Termina mandato de Serra
Os mandatos dos diretores do Banco Central Bruno Serra, de política monetária, e Paulo Souza, de fiscalização, terminam no dia 28, terça-feira. Atenção especial deve ser dada à substituição na diretoria de política monetária, cujo papel é realçado diante da pressão do governo por juros menores - apesar dos sinais recentes de trégua. Serra já disse em eventos que poderia permanecer no cargo até a definição de um substituto. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o ministro Fernando Haddad, almoçaram juntos em meio a reuniões com autoridades dos países do G20, na Índia, de acordo com a CNN Brasil.
PIB e fiscal
O IBGE divulga na quinta-feira o resultado do PIB de 2022, o último ano de Jair Bolsonaro na presidência. Estimativa mediana aponta expansão de 2,9% em quatro trimestres acumulados, mas contração de 0,2% na comparação trimestral. Para este ano, o mercado prevê, segundo a pesquisa Focus, a desaceleração do crescimento para 0,8%, diante dos juros altos e do aperto do crédito. Semana começará com o resultado de janeiro do governo central, o primeiro sob o governo de Lula. Estimativa mediana é de superávit de R$ 79,6 bilhões, pouco acima dos R$ 76,8 bilhões de um ano atrás. Arrecadação de janeiro, divulgada esta semana, superou expectativas. Após IPCA-15 acima do previsto, mas com pressão concentrada mais em educação, o mercado monitora, também na segunda, o IGP-M de fevereiro e as expectativas de inflação da Focus, que têm subido nas semanas anteriores. Ainda sairão dados de crédito e balança comercial.
Dados EUA e Fed
Forte pressão causada nos mercados pelo deflator PCE acima do esperado nesta sexta-feira deve elevar a expectativa com os dados da economia americana, embora a agenda pareça mais fraca. Entre os indicadores previstos estão ISM e pedidos de bens duráveis. Os dirigentes do Fed que falam nos próximos dias incluem Chris Waller e Raphael Bostic. Nos últimos pronunciamentos, tem predominado o tom mais hawkish diante dos números fortes de inflação e atividade. China divulgará PMIs entre 28 de fevereiro e 2 de março.
Petrobras, frigoríficos, Ambev
Petrobras é o destaque da temporada de balanços trimestrais, com resultado previsto para 1 de março. Os resultados de BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) também podem chamar a atenção dos investidores diante da proximidade da gripe aviária, já registrada na América do Sul, e do caso de vaca louca descoberto no Pará, que interrompeu as exportações de carne para a China. O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o exame sobre vaca louca é aguardado para quarta-feira, 1. Exame deve confirmar se o caso é atípico - com efeitos menos graves - ou não. Resultado da Ambev também é destaque em meio à crise das Americanas (AMER3).
Créditos

Bloomberg
Agência de notíciasA Bloomberg vai além das fontes e formatos de notícias tradicionais, oferecendo uma cobertura exclusiva com mais de 2.400 jornalistas ao redor do mundo.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais