PIB do 1º trimestre, inflação desacelera na Europa e o que mais move o mercado
Bolsas avançam no exterior após Câmara dos EUA aprovar suspensão do teto da dívida; inflaçao mais baixa motiva alta altas na Europa
Modo escuro
Economia Brasileira; PIB do Brasil; Moeda (Getty Images/Getty Images)

Publicado em 1 de junho de 2023 às, 07h23.
Última atualização em 1 de junho de 2023 às, 09h11.
As bolsas internacionais iniciaram esta quinta-feira, 1, em alta, com os investidores repercutindo positivamente o avanço do acordo pela expansão do teto da dívida americana, além dos dados macroeconômicos divulgados pela manhã.
Câmara aprova suspensão do teto da dívida nos EUA
Na noite anterior, o texto que prevê a suspensão do teto da dívida americana foi aprovada na Câmara dos Representantes, após um acordo firmado no fim de semana. Agora, o texto segue para o Senado, onde, diferentemente da Câmara, o governo de Joe Biden forma a maioria da casa. A expectativa é de que o texto seja aprovado sem grandes obstáculos até o fim desta semana.
Inflação recua na Europa
Na Europa, os dados de inflação trouxeram algum alívio, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da zona do euro saindo abaixo das expectativas do mercado. Houve uma desaceleração de 7% para 6,1%, enquanto o consenso era de uma queda para 6,3%. O núcleo do IPC também recuou mais do que o esperado, passando de 5,6% para 5,3%, em comparação com a expectativa de queda para 5,5%. Esses números indicam uma menor pressão inflacionária na região, o que pode trazer mais estabilidade para os investidores.
Desempenho dos indicadores às 7h15 (de Brasília):
- Dow Jones futuro (Nova York): + 0,15%
- S&P 500 futuro (Nova York): + 0,25%
- Nasdaq futuro (Nova York): + 0,06%
- FTSE 100 (Londres): + 0,44%
- DAX (Frankfurt): + 1,24%
- CAC 40 (Paris): + 0,71%
- Hang Seng (Hong Kong)*: - 0,19%
PIB do primeiro trimestre
No Brasil, os investidores aguardam com expectativa o dado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. A projeção é de uma alta anual de 2,7% e de 1,4% em relação ao trimestre anterior. De acordo com projeções do Focus, o PIB para o final do ano é de 1,26%, o que demonstra um otimismo moderado em relação à recuperação econômica do país.
ADP e PMIs nos EUA
Ainda nesta quinta-feira, serão divulgados os números do Índice de Gerentes de Compras (PMIs) dos Estados Unidos e do Relatório de Emprego ADP, que mede a variação de empregos privados.
O número do ADP é considerado uma prévia do relatório de folhas de pagamento (payroll), que será divulgado na sexta-feira. A expectativa para o ADP de maio é de que tenham sido criados 170 mil empregos privados, em comparação com os 296 mil do mês anterior.
Ibovespa no último pregão
O Ibovespa caiu 0,58% no pregão de quarta-feira, 31, encerrando em 108.335 pontos. No mês, o principal índice da B3 subiu 3,74%, embalado pelo avanço do arcabouço fiscal no Congresso.
Créditos
