PCE nos EUA, recessão na Alemanha, reação à Vale, taxa de desemprego e o que mais move o mercado
Bolsas oscilam sem direção definida no mercado internacional à espera de dado referência para a política monetária dos Estados Unidos
Repórter
Publicado em 28 de julho de 2023 às 08h10.
Última atualização em 28 de julho de 2023 às 08h14.
Bolsas do exterior iniciaram esta sexta-feira, 28, sem uma direção definida, tendo no radar a bateria de dados econômicos prevista para hoje. Ainda de madrugada, saíram números de confiança e atividade na Europa.
Contração na Alemanha
O destaque ficou com o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, que recuou 0,2% no segundo trimestre. Foi o terceiro trimestre de contração da economia alemã. A queda do PIB foi de 0,6% na comparação anual.
PCE nos EUA
O dado mais aguardado desta sexta, porém, é o Índice de Preço sobre Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Tido como referência para a política monetária do Federal Reserve (Fed), o PCE divulgado hoje será referente ao mês de junho e deverá apresentar alta de 0,2% em seus núcleos frente ao mês anterior, segundo o consenso de mercado. No acumulado de 12 meses, a projeção é de um leve recuo do núcleo do PCE de 4,6% para 4,2%. O número cheio do PCE deverá mostrar uma queda de 3,8% para 3,2% na comparação anual, de acordo com o consenso.
A meta do Fed é reduzir o indicador para próximo dos 2%. Números mais fortes que o esperado nessa frente, portanto, tendem a aumentar as preocupações sobre a necessidade de novas altas de juros na economia americana -- o que poderia se traduzir em maior aversão ao risco no mercado.
IGP-M e taxa de desemprego
Dados da inflação brasileira também deverão seguir no radar de investidores nesta sexta, com a divulgação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de julho. A expectativa é de que o indicador aponte para uma deflação de 0,71%. Se confirmada a projeção, julho será o quarto mês seguido de deflação do IGP-M. O índice, vale lembrar, é mais sensível à variação cambial e a preços no atacado em comparação ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ainda nesta sexta será divulgada a taxa de desemprego brasileira referente ao mês de junho. A projeção de economistas para a divulgação é de uma leve queda da taxa de 8,3% para 8,2%.
Reação à queda do lucro da Vale
Investidores também deverão repercutir no pregão desta sexta os últimos balanços. O mais relevante da noite passada foi o da Vale (VALE3). A mineradora, maior empresa listada na bolsa brasileira, apresentou lucro líquido de US$ 892 milhões no período, 78% a menos que o registrado no mesmo trimestre do ano passado. A queda foi puxada pela desvalorização do minério de ferro no exterior. As ADRs da Vale operam em leve queda nesta manhã, estendendo as perdas da véspera.