Invest

Minério de ferro dispara por otimismo com recuperação da demanda

O sucesso da China em reprimir o surto de covid-19 reforçou a perspectiva para commodities, do cobre ao petróleo

A recuperação do minério de ferro veio depois da perda de cerca de um quarto de seu valor no mês passado (Rogério Reis/Site Exame)

A recuperação do minério de ferro veio depois da perda de cerca de um quarto de seu valor no mês passado (Rogério Reis/Site Exame)

B

Bloomberg

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 14h21.

Última atualização em 24 de agosto de 2021 às 14h32.

Os contratos futuros do minério de ferro subiram em Singapura com a diminuição das preocupações com o impacto na economia provocado pela variante delta e depois que as perspectivas de estímulo adicional na China geraram uma recuperação nos mercados de metais industriais.

Os futuros em Singapura se recuperaram até 11% na terça-feira, com o impulso potencial da vacinação nos Estados Unidos elevando o sentimento nos mercados financeiros. O sucesso da China em reprimir o surto de covid-19 reforçou a perspectiva para commodities, do cobre ao petróleo.

A recuperação do minério de ferro veio depois da perda de cerca de um quarto de seu valor no mês passado, enquanto a pressão da China para conter a produção de aço assolava a demanda. Mas o aço e outras commodities industriais se recuperaram nesta semana depois que a contagem de casos diários de covid na China caiu para zero e o banco central do país prometeu aumentar o suporte para a economia real. O carvão coqueificável na China bateu recorde na terça-feira, enquanto o cobre também se recuperou em meio a sinais de que os consumidores chineses estão em uma onda de compras.

“Após a alta nos preços dos produtos de carvão nos últimos dois dias, é difícil para o minério de ferro ficar quieto”, Xiaoyu Zhu, operador de metais da StoneX Financial, disse por e-mail. Ainda assim, os observadores do mercado estão apontando para mais volatilidade em meio a um cenário político complexo na China, bem como uma recuperação global desigual.

Na China, “as pessoas estão esperando por mais estímulos direcionados ao setor de infraestrutura, já que o setor imobiliário e a manufatura estão parecendo sombrios”, disse Erik Hedborg, analista principal do CRU Group. “No resto do mundo, estamos vendo a produção de aço se estabilizando em níveis abaixo dos patamares pré-pandêmicos.”

Acompanhe tudo sobre:acoBloombergChinaCommoditiesMinério de ferroMinériosSingapura

Mais de Invest

O que é private equity e como funciona?

Quanto rendem R$ 20 mil por mês na poupança?

CD americano x CDB brasileiro: quais as diferenças e qual vale mais a pena investir

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame