Minério de ferro cai 26% no trimestre com demanda fraca na China

Commodity recua pelo segundo dia consecutivo e derruba ações da Vale (VALE3) e siderúrgicas
Minério perdeu cerca de um quarto de seu valor no segundo trimestre, mesmo com a flexibilização das restrições chinesas para combater a covid-19 (Ian Waldie/Bloomberg)
Minério perdeu cerca de um quarto de seu valor no segundo trimestre, mesmo com a flexibilização das restrições chinesas para combater a covid-19 (Ian Waldie/Bloomberg)
B
Bloomberg

Publicado em 30/06/2022 às 13:30.

Última atualização em 30/06/2022 às 13:40.

O minério de ferro caiu pelo segundo dia consecutivo, com dados que mostraram queda nas compras de aço da China neste mês, apesar de uma ligeira melhora no setor industrial. A queda da commodity impacta as ações da Vale (VALE3) e siderúrgicas, que ficam entre as maiores quedas do Ibovespa no dia.

O minério perdeu cerca de um quarto de seu valor no segundo trimestre, mesmo com a flexibilização das restrições chinesas para combater a covid-19.

O índice dos gerentes de compras do setor siderúrgico chinês caiu para o nível mais baixo desde a crise financeira de 2008 em junho, enquanto o mesmo indicador para o setor industrial subiu acima de 50 pela primeira vez desde fevereiro, sinalizando uma ligeira expansão.

Os estoques de aço mal caíram no mês, apesar da redução na produção. Isso parece indicar que é necessário mais tempo para o consumo afetar o excedente de oferta.

Os novos pedidos de aço diminuíram em junho, enquanto os pedidos de exportação aumentaram, o que sugere um consumo doméstico mais fraco em relação à demanda global.

A economista-chefe da Bloomberg Economics na Ásia, Chang Shu, observou em um relatório de pesquisa que é improvável que uma recuperação rápida do minério de ferro ocorra no segundo semestre. Ela apontou para o estresse no setor imobiliário chinês e disse que a “tolerância zero do país à covid-19 prejudicará o consumo”.

“As margens das usinas em uma mínima de três anos e o aumento da demanda aquém das expectativas levaram à pressão de venda no mercado”, disse a Mysteel em nota.

O minério de ferro caiu 3,5% para US$ 117,80 a tonelada em Singapura na quinta-feira, após queda de 1,7% na sessão anterior. A perda no trimestre foi de 26%.

Veja também