Itaú (ITUB4) de saída da Argentina? Banco negocia venda de filial
Ações de potencial comprador das operações do Itaú disparam em bolsa de valores de Nova York
Modo escuro
Agência do Itaú (Itaú/Divulgação)

Publicado em 6 de junho de 2023 às, 12h15.
Última atualização em 6 de junho de 2023 às, 12h16.
O Itaú (ITUB4) informou nesta terça-feira, 6, que está negociando a venda de suas operações na Argentina para o Banco Macro. A notícia foi incialmente publicada pelo jornal La Nacion e confirmada pelo banco. De acordo com a reportagem, a eleição deste ano na Argentina e a expectativa de maior volatilidade no país teriam pesado na decisão de o Itaú vender sua filial no país.
Embora seja a maior instituição financeira da América Latina, o Itaú não estaria nem entre as dez maiores instituições financeiras na Argentina. Ainda segundo o La Nacion, o Itaú teria menos de US$ 1 bilhão em ativos no país, sendo que seu volume total sob custódia é de R$ 2,3 bilhões. Na Argentina, seu ativo mais valioso seria os clientes corporativos, que são a maioria dos brasileiros que atuam no país.
Ações do Banco Macro disparam em NY
O Banco Macro é um dos principais bancos da Argentina, junto com o Galícia e o Santander, com ações listadas nas bolsas de Buenos Aires e Nova York. Nos Estados Unidos, as ADRs do Banco Macro disparam 8%, com a confirmação de que está negociando a compra da filial do Itaú.
O Itaú, embora tenha confirmado as negociações, afirmou que " até o presente momento não assinou documento vinculante em relação a esta possível alienação" e que irá comunicar o mercado qualquer informação sobre o assunto. No Brasil, as ações do Itaú sobe menos de 0,5%, em linha com o ambiente positivo no mercado local.
Créditos
