Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

IPO da Multilaser leva Air Fryer à bolsa

Com mais de 5.000 produtos no catálogo, empresa quer levantar recursos para reduzir dívida e fazer aquisições

Modo escuro

 (Multilaser/Divulgação)

(Multilaser/Divulgação)

G
Guilherme Guilherme

Publicado em 17 de maio de 2021 às, 13h07.

Última atualização em 17 de maio de 2021 às, 18h57.

A Multilaser protocolou nesta segunda-feira, 17, o pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Conhecida por artigos eletrônicos que vão desde teclado até air fryer e aspirador de pó automático, seu portfólio é formado por mais de 5.000 produtos. Somente em 2020, a quantidade de produtos vendidos aumentou em 1.300, com uma média de 5 novos por dia. A ideia, segundo a companhia, é seguir aumentando sua variedade de produtos, sempre visando "a melhor relação custo/benefício".

"Alicerçada nesta estratégia desde 2003, a Companhia deixou de ser uma empresa de reciclagem de cartuchos com receita de R$30
milhões/ano e passou a ter um dos maiores portfolios de bens de consumo do mercado nacional", afirma em prospecto da oferta.

Esses mais de 5.000 produtos estão espalhados por 20 marcas próprias e 9 licenciadas. Entre seus parceiros internacionais estão gigantes da tecnologia, como Microsoft, Sony, Nokia e Toshiba. Segundo o prospecto da oferta, os acordos com essas empresas envolvem a produção e comercialização de produtos de parceiras. Em troca, a Multilaser recebe parte das vendas ou ganha por produção.

Ainda sem informar o quanto espera arrecadar com a operação, a Multilaser informou por meio de prospecto que deve utilizar o dinheiro da oferta para reforço de caixa e amortização e liquidação de dívidas que totalizam 871,6 milhões de reais. Cerca de 15% deve ser destinado a potenciais aquisições. No alvo, estão empresas de bens não duráveis "A Companhia já identificou diversas oportunidades de potenciais aquisições e algumas já se encontram em fase de análise", informou.

Operacional

Em 2020, seu lucro líquido foi de 451 milhões de reais, com a receita líquida encerrando o ano em 3,077 bilhões de reais. Entre 2016 e 2020, sua receita teve crescimento composto de 27,5%.

O modelo de negócio da companhia é divido em quatro linhas: dispositivos móveis, escritório e equipamentos de TI, artigos eletrônicos domésticos e crianças & esportes. No primeiro trimestre deste ano, a área de dispositivos móveis foi a que deu a maior receita: 655,26 milhões de reais, cerca de 46,7% da receita total. Já a frente de equipamentos de TI faturou 424,28 milhões de reais no período.

Embora essas sejam, tradicionalmente, as duas principais frentes de negócio da Multilaser, nenhuma delas tem crescido como a equipamentos domésticos, que em 2020 aumentou sua receita em 144% em relação a 2019 e em 254% frente a 2018. No primeiro trimestre deste ano, os equipamentos domésticos já representavam 20% da receita total da companhia.

Riscos

Apesar do bom desempenho que a Multilaser vem apresentando, a variação do dólar pode ser um risco, já que as transações realizadas com fornecedores é em moeda americana - e a empresa não faz hedge (proteção contra a oscilação do câmbio). Ou seja, se o dólar voltar a explodir, inevitavelmente, suas margens de lucro ficarão menores.

Com seu mercado voltado totalmente para o consumo doméstico, a empresa também é altamente sensível à melhora ou piora da economia local.

A oferta terá o Itaú BBA como coordenador líder. A XP será a agente estabilizante, enquanto Bank of America, UBS BB e Safra participarão como coordenadores secundários.

Últimas Notícias

ver mais
Quants voltam a mirar ações baratas, mas fora de Wall Street
seloMercados

Quants voltam a mirar ações baratas, mas fora de Wall Street

Há 8 horas
JPMorgan incluirá Índia em índice usado por fundos de emergentes
seloMercados

JPMorgan incluirá Índia em índice usado por fundos de emergentes

Há 9 horas
Marfrig (MRFG3) eleva participação na BRF (BRFS3) para 40%
seloMercados

Marfrig (MRFG3) eleva participação na BRF (BRFS3) para 40%

Há 10 horas
Kinea vê risco menor nos títulos públicos com cautela do Tesouro
seloMercados

Kinea vê risco menor nos títulos públicos com cautela do Tesouro

Há 10 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais