Imagem falsa de explosão no Pentágono viraliza e afeta bolsas dos EUA
Mercados tiveram reação breve à imagem, que especula-se ter sido gerada por inteligência artificial
Modo escuro
Pentágono: imagem falsa mostrava fumaça na sede do Departamento de Defesa dos EUA (U.S. Air Force/Getty Images/Getty Images)

Publicado em 22 de maio de 2023, 16h28.
Última atualização em 22 de maio de 2023, 16h29.
Uma imagem falsa de uma explosão perto do Pentágono em Washington, nos Estados Unidos, viralizou nesta manhã e derrubou brevemente as bolsas de valores americanas. A suspeita é que a imagem tenha sido produzida por inteligência artificial (IA).
A imagem mostra uma nuvem de fumaça perto de um prédio e afirma que houve uma explosão perto do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. A circulação ocorreu no Twitter, na manhã desta segunda-feira, 22.

Imagem falsa mostrava fumaça e fogo próximo ao Pentágono (Twitter/Reprodução)
O Departamento de Polícia de Arlington, encarregado da região, negou a veracidade da imagem. “Não há explosão ou incidente ocorrendo na reserva do Pentágono ou perto dela, e não há perigo imediato ou perigo para o público", tuitou a polícia.
@PFPAOfficial and the ACFD are aware of a social media report circulating online about an explosion near the Pentagon. There is NO explosion or incident taking place at or near the Pentagon reservation, and there is no immediate danger or hazards to the public. pic.twitter.com/uznY0s7deL
— Arlington Fire & EMS (@ArlingtonVaFD) May 22, 2023
Com a viralização da imagem do Pentágono, os mercados caíram por alguns minutos. O índice S&P 500 chegou a cair perto de 0,3%, mas se recuperou e opera em alta.
Créditos

Da Redação
Redação ExameSomos o principal veículo para desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial no país. A marca Exame inclui o site, a revista, o aplicativo para smartphones, cursos, eventos e um serviço de análises financeiras.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais