Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Investidores adotam postura defensiva após payroll e antes de feriado

Criação de empregos nos EUA fica mais de 60% abaixo do esperado; mercado avalia nível de retomada e possibilidade de manutenção de estímulos

Modo escuro

Painel de cotações da bolsa brasileira, a B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da bolsa brasileira, a B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

G
Guilherme Guilherme

Publicado em 3 de setembro de 2021, 10h23.

Última atualização em 3 de setembro de 2021, 21h52.

Em sessão volátil, o Ibovespa conseguiu virar para o terreno positivo nos minutos finais desta sexta-feira, 3, depois de ter perdido os 116 mil pontos mais cedo. O índice avançou 0,22%, em 116.933 pontos, em meio à postura defensiva de investidores após dados do mercado de trabalho americano e na expectativa pelas manifestações de 7 de setembro.

Na semana, o benchmark da Bolsa brasileira caiu 3,10%, a terceira queda nas últimas quatro. Já no mercado de câmbio, o dólar encerrou praticamente estável (+0,03%), em 5,18 reais, enquanto no acumulado semanal apresentou queda de 0,2%.

No radar do mercado, o presidente Jair Bolsonaro disse, a apoiadores, que os atos do dia 7 de setembro serão um "ultimato" para dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro não apontou a quem se referia, durante seu discurso em cerimônia em Tanhaçu (BA), mas ultimamente ele tem concentrado suas críticas aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF.

Mais cedo, a Bolsa repercutiu o relatório de empregos não agrícolas dos Estados Unidos, o Payroll, que revelou a criação de apenas 243.000 postos de trabalho urbanos em agosto, ante a expectativa de 750.000 novas vagas. No país, a taxa de desemprego caiu de 5,4% para 5,2%.

Embora o Payroll sinalize uma recuperação da economia americana mais lenta do que a projetada, os números reforçam a necessidade de manutenção de estímulos por parte do Federal Reserve (Fed).

No mercado americano, o índice Nasdaq, com maior composição de empresas mais dependentes de políticas expansionistas, subiu 0,21%. Já os índices Dow Jones e S&P 500, mais ligados à economia tradicional, encerraram em leves quedas. Na Europa, o Stoxx 600 fechou em baixa de 0,56%. Além do payroll, os europeus repercutiram dados de atividade econômica mais fracos do que o esperado em todo o continente.

"Há uma atenção para o ritmo de retirada dos estímulos monetários. Com os dados mais fracos, repercute no mercado a possibilidade de manutenção dos estímulos por um período maior. Nesse cenário há uma queda do dólar e o mercado acionário se beneficia da maior liquidez global. Mas é preciso cautela, porque o Fed está em véspera de reduzir a compra de ativos", diz Camila Abdelmalack economista-chefe da Veedha Investimentos.

Destaques

Por aqui, as ações do setor financeiro pesaram negativamente sobre o Ibovespa, com todos os grades bancos no negativo. Com a maior participação no índice, o Itaú (ITUB4) recuou 0,6%, enquanto o Santander (SANB11), com a maior queda, caiu 1,4%.

Na parte de commodities, as ações da PetroRio (PRIO3) acompanharam a desvalorização do petróleo no exterior e registraram perdas de 3,3%. A Petrobras PN (PETR4) encerrou com baixa de 1,0%. Já a Vale (VALE3) apresentou leve alta (+0,07%), impulsionada pela valorização do minério de ferro na Ásia. Sozinha, a empresa será responsável por 14,2% da nova carteira do índice, que passará a valer a partir de segunda-feira, 6.

No extremo positivo, as ações da Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4) e Assaí (ASAI3) lideraram as altas do índice, subindo entre 5% e 3%. A Magazine Luiza foi incluída nesta semana na carteira recomendada para setembro do BTG Pactual digital. A decisão considerou os preços mais atrativos dos papéis depois de passarem por forte desvalorização. No ano, MGLU3 registra baixa de 24%.

Últimas Notícias

ver mais
Onda de IA atrai fluxos recordes em ações de tecnologia, diz BofA
seloMercados

Onda de IA atrai fluxos recordes em ações de tecnologia, diz BofA

Há 5 horas
Ibovespa agora: dólar cai abaixo de R$ 5 e bolsa estende ganhos com payroll no radar
seloMercados

Ibovespa agora: dólar cai abaixo de R$ 5 e bolsa estende ganhos com payroll no radar

Há 6 horas
Payroll, EUA soluciona teto da dívida, Ásia em alta e o que mais move o mercado
seloMercados

Payroll, EUA soluciona teto da dívida, Ásia em alta e o que mais move o mercado

Há 8 horas
Valor que bancos dos EUA tomaram de créditos emergenciais do Fed avançou na última semana
seloMercados

Valor que bancos dos EUA tomaram de créditos emergenciais do Fed avançou na última semana

Há 20 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais