Ibovespa começa semana no vermelho com Petrobras e baixa liquidez
Número de negócios diminui com bolsas dos EUA fechadas em dia de feriado
Modo escuro
B3; Bolsa; Bovespa; Painel; Investimento; Ações Foto: Germano Lüders 16/11/2020 (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 29 de maio de 2023 às, 10h29.
Última atualização em 29 de maio de 2023 às, 17h28.
O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, 29, em dia de baixa liquidez no mercado, já que as bolsas dos Estados Unidos estão fechadas para o feriado do Memorial Day.
O dia começou positivo com alívio com um princípio de acordo que se desenha nos EUA sobre o teto da dívida. Ao longo do pregão, no entanto, o índice corrigiu para baixo seus últimos ganhos, pressionado pela Petrobras, que caiu junto com o petróleo.
Ibovespa hoje
- IBOV: - 0,37%, aos 110.333 pontos
Por que o Ibovespa caiu hoje?
A principal influência negativa para o Ibovespa hoje foram as ações da Petrobras (PETR4), que tem o segundo maior peso do índice, atrás apenas da Vale (VALE3). Os papéis da estatal acompanharam a queda do petróleo no mercado internacional. Por lá, a expectativa de uma nova alta de juros acabou ofuscando o otimismo com a resolução do impasse sobre o teto da dívida.
O Ibovespa também foi pressionado pela falta de liquidez. Com os investidores estrangeiros fora da bolsa devido ao feriado nos EUA, os negócios por aqui também diminuem.
Expectativa para as bolsas americanas
Amanhã, os principais índices americanos devem reagir às notícias positivas sobre o impasse em relação ao teto da dívida do país. Com o ponteiro do relógio pressionando e a aproximação do dia 5 de junho (quando o Tesouro calcula que o governo não conseguiria mais honrar seus compromissos), Biden e o líder republicano Kevin McCarthy finalmente chegaram a um acordo provisório sobre o teto da dívida dos EUA.
Líderes partidários enfrentam agora uma corrida contra o tempo para fortalecer o acordo no Congresso, com republicanos de extrema direita e democratas progressistas criticando as concessões feitas para selar o acordo.
Brasil: corte de juros?
O Boletim Focus divulgado hoje trouxe projeções melhores para o mercado. A expectativa para o IPCA, índice de inflação oficial do País, cedeu de 5,80% para 5,71% na projeção para este ano. Um mês antes, a mediana era de 6,05%. Para 2024, a projeção mostrou manutenção em 4,13% após quatro semanas de queda. Há um mês, era de 4,18%. A projeção do PIB subiu para 1,76% em 2023.
Nesta semana, o Senado começa a tramitação do arcabouço fiscal, o que vai ficar no radar dos investidores. Mas a divulgação de um IPCA-15 mais fraco em maio deu ânimo de que há espaço para início do corte dos juros.
Maiores altas do Ibovespa hoje
Maiores quedas do Ibovespa hoje
Créditos

Raquel Brandão
Repórter Exame INJornalista há mais de uma década, foi do Estadão, passando pela coluna do comentarista Celso Ming. Também foi repórter de empresas e bens de consumo no Valor Econômico. Na Exame desde 2022, cobre companhias abertas e bastidores do mercado