Ibovespa fecha no maior patamar do ano e retoma os 114 mil pontos
Bolsa avançou com mais um índice apontando deflação; investidores projetam cortes na taxa de juros
Modo escuro
Títulos de crédito: boas oportunidades ainda permanecem, mesmo com redução dos spreads, diz SWM (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
Publicado em 6 de junho de 2023 às, 09h31.
Última atualização em 6 de junho de 2023 às, 17h47.
O Ibovespa manteve a tendência positiva registrada nas últimas semanas e subiu 1,7% nesta terça-feira, 6, retomando o patamar dos 114.000 pontos. O principal índice da B3 fechou aos 114.610 pontos, na maior pontuação desde 10 de novembro do ano passado. Com o saldo, o Ibovespa tem uma nova máxima no ano de 2023.
Ibovespa hoje
- IBOV: + 1,70%, aos 114.610 pontos
A alta de hoje veio com mais um indicador econômico indicando um enfraquecimento da inflação. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de maio teve queda de 2,33%, segundo dados da FGV divulgados nesta manhã. O índice acumula queda de 3,56% no ano e baixa de 5,49% em 12 meses.
O dado positivo para a economia se somou a outros indicadores que também surpreenderam positivamente e podem indicar cortes de juros no horizonte do Banco Central. A prévia da inflação, o IPCA-15, veio mais fraco que o esperado em maio, enquanto o PIB cresceu mais que o esperado no primeiro trimestre.
“A gente tem um movimento muito relevante do fechamento da curva de juros por conta da apresentação do arcabouço fiscal e do quadro desinflacionário no País. A expectativa de uma taxa de juros menor acaba influenciando positivamente o Ibovespa”, afirmou Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos.
Tudo somado, a bolsa renovou o fôlego e 76 das 86 ações do Ibovespa fecharam o dia em alta.
Maiores altas do Ibovespa hoje
Em variação, as maiores altas do Ibovespa ficaram com ações ligadas à economia local. Assaí (ASAI3), Carrefour (CRFB3), Azul (AZUL4) e Locaweb (LWSA3) avançaram mais de 10% nesta terça-feira.
- Assaí (ASAI3): + 14,70%
- Carrefour (CRFB3): + 10,91%
- Azul (AZUL4): + 10,50%
- Locaweb (LWSA3): + 10,15%
Maiores quedas do Ibovespa hoje
Já na ponta negativa, a maior baixa do dia ficou com a petroleira privada Prio (PRIO3), que caiu junto com a baixa do petróleo no mercado internacional. A commodity caiu quase 1% hoje depois de uma alta ontem reagindo ao corte de produção da Arábia Saudita.
Veja também
Créditos

Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.