Ibovespa volta de feriado em forte queda à espera de Super Quarta
Investidores aguardam decisões de política monetária no Brasil e Estados Unidos; Petrobras e Vale pressionam índice
Modo escuro
Painel de cotação da B3 (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 2 de maio de 2023 às, 09h46.
Última atualização em 3 de maio de 2023 às, 13h57.
O Ibovespa começou o mês de maio em queda firme, recuando mais de 2% nesta terça-feira, 2, volta do feriado do Dia do Trabalho. O movimento, puxado pelas ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3), seguiu o tom de cautela nos mercados internacionais antes da decisão de política monetária dos Estados Unidos amanhã. Aqui no Brasil, investidores também estão no aguardo da decisão de juros do Copom, que também será divulgada na quarta-feira.
Ibovespa hoje
- Ibovespa: - 2,40%, 101.927 pontos
Super Quarta: decisão de juros no Brasil e nos EUA
No Brasil, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) deve ser divulgadaamanhã depois do fechamento do mercado. O consenso é de manutenção da Selic em 13,75% ao ano, mas começam as discussões sobre quando o Banco Central pode iniciar o ciclo de cortes. Investidores estarão atentos ao comunicado para buscar pistas de quando os cortes podem começar.
Nos Estados Unidos a decisão sai mais cedo, às 16h, com coletiva de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) às 16h30. A expectativa é de mais uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa americana, mas seguem as dúvidas sobre os próximos passos.
Grande parte dos investidores acredita que esta será a última alta de juros antes do Fed interromper o ciclo de ajustes, mas a probabilidade de uma nova alta em junho é precificada com mais de 30% de chance.
Veja também
Crise bancária derruba Wall Street
As bolsas americanas fecharam em queda, com investidores aguardando a decisão do Fed e avaliando o último capítulo da crise bancária. O First Republic Bank (FRC) faliu nesta segunda-feira, 2: o banco foi fechado pelos reguladores americanos e o gigante do setor, JPMorgan, adquiriu a maior parte dos ativos do First Republic.
A quebra de mais um banco médio faz ressurgir os temores de que o aperto monetário do Fed esteja afetando negativamente a economia.
- Dow Jones (EUA): - 1,08%
- S&P 500 (EUA): - 1,16%
- Nasdaq (EUA): - 1,08%
Petrobras e Vale em queda
E a expectativa com a decisão do Fed também afetou o mercado de commodities. O petróleo caiu perto de 5% no mercado internacional, com investidores preocupados em como a alta de juros pode impactar a economia e a demanda pela commodity.
As ações da Petrobras reagiram e fecharam em queda de mais de 3%. As petroleiras privadas Prio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3) também recuaram.
- 3R Petroleum (RRRP3): - 5,56%
- Petrobras (PETR3): - 4,46%
- Petrobras (PETR4): - 4,05%
- Prio (PRIO3): - 3,54%
E além da Petrobras, a Vale também foi uma forte influência negativa para o Ibovespa hoje. O papel vem sofrendo desde que apresentou seus números do primeiro trimestre, que ficaram abaixo das expectativas dos analistas. Em dia de aversão a risco, a ação volta a cair forte.
- Vale (VALE3): - 3,95%
Dólar hoje
- Dólar: + 1,19%, a R$ 5,047
Maiores altas da bolsa de valores hoje
Maiores quedas da bolsa de valores hoje
Que horas fecha a bolsa de valores?O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.
Créditos

Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.
Beatriz Quesada
Repórter de InvestFormada pela USP, trabalha na cobertura de mercados e negócios na EXAME. Foi repórter na revista Capital Aberto e produtora na Rádio Band News FM.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Empresas colocam o seguro na jornada de compra do consumidor
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais