- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Ibovespa começa agosto em queda pressionado por Petrobras e Vale
Investidores operaram com cautela também atentos à decisão do Copom que será divulgada amanhã
Modo escuro
Painel de cotações da B3: índice inicia o mês de agosto operando em queda (Germano Luders/Exame)
Publicado em 1 de agosto de 2023 às, 10h30.
Última atualização em 1 de agosto de 2023 às, 18h02.
O Ibovespa começa agosto em queda, após acumular alta de mais de 3% no mês anterior. O principal índice da B3 caiu 0,6% nesta terça-feira, 1, pressionado pelas quedas de duas gigantes da bolsa, Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). O dia foi também de cautela no mercado brasileiro antes da decisão do Copom de amanhã, que pode marcar o início do ciclo de queda da taxa de juros, a Selic.
Ibovespa hoje
- IBOV: - 0,57%, aos 121.248 pontos
Nesta terça as ações da Petrobras recuam até 2,1% devolvendo parte dos ganhos de ontem quando a empresa anunciou a nova política de dividendos. Foi definido que o pagamento será trimestral, com base em um percentual do do fluxo de caixa livre que foi reduzido de 60% para 45%. Mesmo com a redução, a mudança foi bem vista por se manter em linha com os critérios adotados por pares internacionais.
A Vale, por sua vez, caiu 1,4% hoje com novos dados negativos da China no radar. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial caiu para 49,2 pontos em julho, de 50,5 pontos em junho. A expectativa do mercado era de um índice de 50,1.
Vale lembrar que leituras abaixo de 50 pontos significam contração da atividade, o que pode significar mais desafios para recuperação da economia chinesa e, consequentemente, do preço do minério.
Além das quedas das bluechips, investidores também ficam na expectativa da próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decide amanhã o futuro da taxa de juros no Brasil.
A expectativa do mercado é que o ciclo de cortes comece amanhã, mas ainda há dúvidas se o corte será mais conservador, de 0,25 ponto percentual (p.p.), ou se o BC seria mais agressivo ao iniciar com uma redução de 0,5 p.p..
Veja também
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa
As ações da Sabesp (SBSP3) caíram 4% e lideraram as perdas do Ibovespa nesta terça. No radar dos investidores, está o anúncio do modelo de privatização da companhia, que deverá ocorrer por meio de uma oferta pública subsequente de ações (folllow-on). Analistas do Santander classificaram o anúncio como "decepcionante" pela falta de maiores detalhes.
Em coletiva de imprensa realizada na noite de ontem, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse a operação permitirá realização do investimento de R$ 66 bilhões até 2029. De acordo com fato relevante divulgado pela empresa, o plano atual prevê a realização de R$ 56 bilhões em investimentos até 2033.
Que horas fecha a bolsa de valores
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura é entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro vão das 9h às 17h55.
Créditos

Repórter de Invest
Formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou do 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Unipar é reconhecida como Empresa Pró-Ética
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.