Ibovespa fecha 1º pregão de junho acima dos 110 mil pontos de olho em PIB
Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre e surpreende economistas do mercado
Modo escuro
Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
Publicado em 1 de junho de 2023 às, 09h45.
Última atualização em 1 de junho de 2023 às, 17h35.
No primeiro pregão de junho, o Ibovespa subiu 2%, voltando aos 110.000 pontos. Nesta quinta-feira, 1, o mercado repercutiu positivamente o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, que superou as expectativas.
Ibovespa hoje
- IBOV: + 2,06%, 110.564 pontos
O PIB brasileiro cresceu 1,9% no período ante expectativa de 1,4% de alta. Na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior, a economia brasileira avançou 4%. A expectativa do mercado era de que o PIB cresceria 2,7%.
Além do número acima do esperado, com crescimento anual de 4% e trimestral de 1,9% (as projeções eram respectivamente de altas de 2,7% e 1,3%), o desempenho de alguns setores foi o que animou Daniel Sinigaglia, economista da Garde Asset Management.
O forte desempenho da economia do primeiro trimestre foi puxado pelo setor agrícola, que registrou um crescimento de 21,6% em relação ao quarto trimestre. A maior surpresa, no entanto, não foi o setor agrícola, afirmou Sinigaglia, mas a resiliência da indústria e do setor de serviços, que são os principais em termos de composição do PIB. "Com base nos dados do PIB de hoje, esperamos que o PIB esteja mais próximo de 2,5% para o ano", disse.
Ainda assim, os próximos trimestres são um ponto de preocupação. "Foi um bom início, mas há muito o que ponderar. Dificilmente a agricultura irá ajudar tanto nos próximos trimestres e o setor externo pode não ser tão generoso também", ponderou em nota o economista André Perfeito.
Mercado internacional
O cenário internacional também contribui para o bom humor. Na Europa, as bolsas subiram após a divulgação de uma desaceleração da inflação em maio. Já nos Estados Unidos, os principais índices também têm um dia de alta, tendo em foco a já esperada aprovação da suspensão do teto da dívida na Câmara dos Representantes.
- Dow Jones (EUA): + 0,47%
- S&P 500 (EUA): + 0,99%
- Nasdaq (EUA): + 1,28%
- Stoxx 600 (Europa): + 0,78%
Maiores altas do Ibovespa hoje
As maiores altas do Ibovespa hoje ficam com as ações que podem se beneficiar de uma melhora na economia. A empresa de tecnologia Locaweb (LWSA3) liderou os ganhos subindo quase 12% – isso depois de já ter saltado 47%.
Maiores quedas do Ibovespa hoje
E entre as maiores quedas do dia, a lanterna ficou com a Engie. A empresa de energia anunciou nesta manhã que concluiu a venda da Pampa Sul, usina termelétrica a carvão, por R$ 2,05 bilhões.
Veja também
Créditos

Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.