Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Ibovespa cai com NY e Magalu dispara na contramão do mercado

Investidores digerem falas de Powell e dados das economias chinesa e americana; dólar sobe a 5,11

Modo escuro

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

B
Beatriz Quesada

Publicado em 15 de julho de 2021, 17h21.

Última atualização em 15 de julho de 2021, 17h24.

O Ibovespa recua nesta quinta-feira, 15, com o mercado repercutindo a preocupação do exterior com a inflação nos Estados Unidos. Seguindo as bolsas internacionais, o principal índice da B3 caiu 0,73%, aos 127.467 pontos. Foi o primeiro pregão negativo do Ibovespa na semana. 

Invista com o maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital

O mercado ficou estressado após uma nova declaração de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Em audiência no Senado nesta quinta-feira, Powell chamou a inflação atual de “única na história” e disse que a instituição monitora constantemente os riscos para entender se o movimento é temporário ou não.

O presidente do Fed reforçou que a política monetária da instituição não deve ser alterada em breve, mas investidores continuam cautelosos. A preocupação seria de que o Fed subisse a taxa de juros e retirasse o programa de estímulos antes do esperado como forma de combater a alta dos preços.

Nos EUA, Dow Jones subiu 0,15%, S&P 500 teve queda de 0,33% e Nasdaq caiu 0,7%. 

As incertezas também se refletiram no câmbio, com o dólar se valorizando frente a opções mais arriscadas de investimento, como as moedas de países emergentes. Contra o real, o dólar subiu 0,6% e encerrou a sessão negociado a 5,115 reais. Na máxima, a moeda chegou a 5,139 reais.

Por aqui, investidores também monitoram o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, que foi internado ontem após ser diagnosticado com obstrução intestinal e ainda não tem previsão de alta. A possível votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também segue no radar. A expectativa é que a LDO seja votada ainda esta semana, antes do recesso parlamentar do Congresso.

No cenário macroeconômico mundial, o mercado também digeriu os últimos dados econômicos dos Estados Unidos e da China. Os pedidos de seguro desemprego americanos ficaram em 360.000, em linha com o esperado. O número foi o menor registrado desde março de 2020, quando a economia dos Estados Unidos sentiu os primeiros impactos da pandemia. Por outro lado, a produção industrial americana teve crescimento mensal de apenas 0,4%, abaixo das expectativas de 0,6%.

Na China, os dados também saíram mistos, com o PIB anual ficando em 7,9% ante estimativas de 8%. Mas, a produção industrial e as vendas do varejo superaram o consenso de mercado, com crescimentos anuais de 8,3% e 12,1%, respectivamente.

Destaques da bolsa

Os maiores pesos negativos para o Ibovespa foram as ações do setor financeiro e as atreladas ao petróleo. Entre os bancos, Bradesco (BBDC4) caiu 1,5%, Santander (SANB11) recuou 1,6%, Banco do Brasil (BBAS3) teve queda de 1,53% e Itaú (ITUB4) encerrou o dia em baixa de 1,2%.

Já as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) recuaram 2,36% e 2,13%, respectivamente, acompanhando a desvalorização do petróleo. O petróleo Brent caiu 1,94%, enquanto o WTI teve queda de 1,94%. A commodity acompanha o aumento das preocupações com o nível da oferta após acordo entre membros da Opep e também com os efeitos econômicos da variante Delta do coronavírus, que está avançando pelo mundo.

Na contramão do mercado, as ações da Magazine Luiza (MGLU3) subiram 3,45% e chegaram a disparar 7% na máxima do dia, com uma série de anúncios feitos pela empresa. Entre eles estão a aquisição da KaBum!, maior plataforma de games e tecnologia do país, por cerca de 3,5 bilhões de reais.

Em relatório, analistas do Credit Suisse avaliaram que o negócio é positivo para a empresa. “No e-commerce o caixa não é mais um grande diferencial. O uso correto desse caixa é o que faz a diferença. Acreditamos que o Magazine Luiza é beneficiado por essa tendência”, afirmam.

O Magalu anunciou ainda uma oferta subsequente de ações, que pode movimentar 3,5 bilhões de reais e um plano de expansão do número de postos de distribuição até 2023. Sua principal concorrente na bolsa, a Via (VVAR3), fechou o dia em queda de 0,88%.

Fora do índice, as ações da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA, CBAV3) subiram 6,16% em sua estreia na B3. Em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), os papéis saíram a 11,20 reais, abaixo do piso da faixa indicativa de 14 reais.

Outra estreante da semana, a Smartfit (SMFT3) sobe 2,94%, em segundo dia de negociação na B3 e após subir mais de 30% ontem. Analistas apontam que a ação tem espaço para crescer conforme a economia vá reabrindo.

Maiores altas

Maiores quedas

Magazine Luiza MGLU3

3,45%

CVC CVCB3

-3,54%

CSN CSNA3

1,98%

Pão de Açúcar PCAR3

-2,98%

BTG Pactual BPAC11

1,80%

SulAmérica SULA11

-2,63%

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Últimas Notícias

ver mais
RD Station, da Totvs (TOTS3), adquire software de vendas Exact Sales por R$ 51 milhões
seloMercados

RD Station, da Totvs (TOTS3), adquire software de vendas Exact Sales por R$ 51 milhões

Há 13 horas
Queda de 16% em lucros do S&P vai frear rali, diz Morgan Stanley
seloMercados

Queda de 16% em lucros do S&P vai frear rali, diz Morgan Stanley

Há 15 horas
Ação da Apple atinge maior preço da história mas depois fecha em queda
seloMercados

Ação da Apple atinge maior preço da história mas depois fecha em queda

Há 18 horas
Por que a Ativa não acredita em corte da Selic neste ano
seloMercados

Por que a Ativa não acredita em corte da Selic neste ano

Há 18 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais