Ibovespa fecha no zero a zero e dólar recua em dia de decisões de Fed e Copom
Fed optou por nova alta nos juros dos Estados Unidos; no Brasil, expectativa é de manutenção de Selic a 13,75%
Modo escuro
B3 (B3SA3), Ibovespa, Faria Lima (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)
Publicado em 3 de maio de 2023 às, 09h23.
Última atualização em 3 de maio de 2023 às, 17h27.
O Ibovespa fechou estável nesta quarta-feira, 3, e o dólar caiu mais de 1% em dia marcado pela expectativa e reação dos mercados às decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.
Ibovespa e dólar hoje
- Ibovespa: - 0,13%, 101.797 pontos
- Dólar: - 1,06%, R$ 4,991
Por aqui, a expectativa é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a Selic inalterada em 13,75%. A divulgação ocorre após o fechamento do mercado.
Já no exterior, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) decidiu elevar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual (p.p.), como era esperado pelo mercado. Após a decisão, os índices americanos chegaram a subir com investidores enxergando uma sinalização do encerramento do ciclo de alta.
Alguns sinais foram dados no comunicado, que retirou uma frase que vinha aparecendo nas comunicações passadas. A afirmação dizia que o Comitê antecipava "que novos ajustes seriam apropriados" para alcançar a meta de 2% da inflação. A falta da sentença poderia indicar que o ciclo de alta de juros chegou ao final nos EUA.
Perguntado sobre a mudança, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a alteração era “relevante”, mas que o encerramento ou não do ciclo seria abordado na próxima reunião do comitê, em junho.
Powell reforçou ainda que a inflação "não deve cair de forma tão rápida". “Levará algum tempo e, nesse mundo, se essa previsão estiver correta, não seria apropriado cortar as taxas e [então] não cortaremos as taxas”, disse o presidente do Fed.
De olho nessa última colocação, as bolsas americanas viraram para queda após o discurso de Powell.
- Dow Jones (EUA): - 0,80%
- S&P 500 (EUA): - 0,70%
- Nasdaq (EUA): - 0,46%
“Nossa expectativa é que os cortes de juros nos EUA se iniciem somente no começo de 2024 considerando o patamar de inflação ainda elevado e uma queda mais lenta”, comentou Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter.
Maiores altas da bolsa de valores
Maiores quedas da bolsa de valores
Que horas fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.
Créditos

Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.