Ibovespa fecha em alta com Copom, Petrobras e bancos
Bolsas americanas recuam diante de novos temores na crise entre os bancos regionais dos EUA
Modo escuro
B3 (B3SA3), Ibovespa, Faria Lima (Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images)
Publicado em 4 de maio de 2023 às, 09h25.
Última atualização em 4 de maio de 2023 às, 17h46.
O Ibovespa virou para alta nesta quinta-feira, 4, com o mercado repercutindo a última decisão do Copom e as as altas das ações da Petrobras (PETR4) e dos bancos. Mais cedo, o principal índice da B3 operava em queda pressionado pela queda da Vale (VALE3) e pelo clima negativo no exterior. A alta é a primeira do Ibovespa na semana.
Ibovespa hoje
- Ibovespa: + 0,37%, 102.174 pontos
As ações da Petrobras subiram perto de 1,5% depois que a companhia apresentou seu relatório de produção na noite de ontem. A produção de petróleo bruto subiu 1% no trimestre e caiu 4% na comparação anual. Os dados não eram novidade porque já tinham sido divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Ainda assim, o relatório trouxe pontos positivos, com destaque para redução de estoques. “Isso significa que a Petrobras vendeu mais volumes do que produziu no trimestre, o que normalmente é uma indicação de fortes resultados à frente”, informam, em relatório, os analistas do Credit Suisse. Caso a empresa mantenha a política atual de dividendos, a estimativa do banco é de distribuição de US$ 4,3 bilhões.
Os bancos também subiram em bloco, em dia de divulgação do balanço do Bradesco (BBDC4) após o fechamento do mercado.
- Bradesco (BBDC4): + 2,33%
- Santander (SANB11): + 1,73%
- Banco do Brasil (BBAS3): + 1,13%
- Itaú (ITUB4):+ 0,80%
O Ibovespa e as ações ligadas aos juros também subiram com o fechamento da curva de juros após a última decisão do Copom. Sem surpresas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na última quarta-feira, 3, a manutenção na taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.
O tom duro da última decisão foi mantido, mas economistas enxergaram algumas sinalizações mais ‘dovish’ (favoráveis a juros mais baixos) no comunicado. Entre eles, o reconhecimento do esforço fiscal por parte do governo.
“Entendo que o Copom começa a preparar terreno para cortar juros no segundo semestre, embora tenha descartado um corte em junho”, avaliou Gustavo Cruz, analista da RB Investimentos.
Veja também
Viés negativo: Vale e exterior
A Vale (VALE3), que é a ação com maior peso na carteira teórica do índice, foi o principal vetor negativo para o Ibovespa. As siderúrgicas também pressionaram negativamente e ficam entre as principais baixas do dia. Os papéis reagiram a uma queda de 2% do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian.
No exterior a preocupação foi com a crise entre os bancos regionais, que ganhou mais um capítulo ontem com notícias de que o PacWest, banco médio americano, pode estar perto de vender seus ativos para estancar uma saída massiva de depósitos.
Por lá, investidores também avaliam a última decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Na véspera, o Fed subiu a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, como era esperado, mas não sinalizou o fim do ciclo de alta de juros como aguardavam alguns agentes de mercado.
- Dow Jones (EUA): - 0,86%
- S&P 500 (EUA): - 0,72%
- Nasdaq (EUA): - 0,49%
Maiores altas da bolsa de valores
Maiores quedas da bolsa de valores
Que horas fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.
Créditos

Beatriz Quesada
Repórter de InvestFormada pela USP, trabalha na cobertura de mercados e negócios na EXAME. Foi repórter na revista Capital Aberto e produtora na Rádio Band News FM.
Guilherme Guilherme
Repórter de InvestFormado pela Universidedade Metodista de São Paulo. Cobre mercado financeiro na Exame desde 2019. Também trabalhou na revista Investidor Institucional e participou 9º Focas de Jornalismo Econômico do Estadão.Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Empresas colocam o seguro na jornada de compra do consumidor
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais