Invest

Embraer e Saab anunciam parceria com foco na força aérea da Suécia

Companhias irão trabalhar juntas para vender o avião militar C-390 Millennium e estudam novas oportunidades

Embraer: companhia anunciou memorando de entendimento com a sueca Saab (JUSTIN TALLIS/Getty Images)

Embraer: companhia anunciou memorando de entendimento com a sueca Saab (JUSTIN TALLIS/Getty Images)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 11 de abril de 2023 às 18h40.

Última atualização em 11 de abril de 2023 às 18h49.

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer se uniu à Saab, empresa sueca criadora de sistemas de defesa e segurança aeroespacial, para vender à força aérea da Suécia o avião de transporte militar C-390 Millennium

O objetivo é “posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da força aérea da Suécia, além de avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390”. 

As informações constam em fato relevante divulgado na noite desta terça-feira, 11. As companhias assinaram um memorando para novos negócios e anunciaram a parceria durante a LAAD, a principal feira de defesa e segurança da América Latina.

“A Saab e a Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência da sua engenharia e de seus produtos. Vejo o memorando de entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais os seus negócios em vários mercados do mundo trabalhando de maneira conjunta”, afirmou, em nota, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. 

“Nossas empresas têm trabalhado em parceria para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este memorando de entendimento é um passo fundamental para o crescimento dessa cooperação em novas áreas”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab, em nota. 

Outras oportunidades de negócio

As empresas também anunciaram que devem buscar novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do caça Gripen no Brasil e na América Latina. O foco é ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen, sistema de caças multimissão concebido desenvolvido pela Saab. 

O fato relevante indica ainda que as empresas irão desenvolver estudos técnicos para futuros caças, “fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB)”. A expectativa é que o movimento impulsione o crescimento do Gripen. 

Em 2014, a Saab e o governo brasileiro assinaram o contrato para fornecimento de 36 aeronaves Gripen à FAB, que inclui não só as aeronaves mas também apoio logístico, armas, sistemas de apoio, simuladores, formação e desenvolvimento.

Veja também

Acompanhe tudo sobre:EmbraerEmpresas abertasAviação

Mais de Invest

Qual a diferença entre herdeiros necessários e testamentários?

Mercado pressiona Fed por novo corte de 50 na próxima reunião

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário extrajudicial?

Petrobras bate recorde de investidores, mesmo com queda de CPFs na B3